DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 10 de março de 2009

Do U Need To Know WHY? - II

"They [succesfull traders] believe that the market is always correct - that the price is where it should be. The market represents the psychology of all traders in any instant of time. The most valid moves are when the market shifts and there is no obvious explanation. The market will always behave in unexpected manner. The market is not like life - it is much more discontinuous than continuous..."
(Chris Hayden, Director at Directional Research and Trading, Inc.)

Reutilizo essa passagem retirada de um dos livros de Mr. Hayden. Sintetiza boa parte dos grandes enigmas dos mercados. Explica por que a maioria das pessoas não consegue retornos consistentes no longo prazo.

Considerando o price action de hoje percebo que a parte sublinhada se encaixa perfeitamente:
  1. Qual a explicação para um dia de forte rally? "Ah, estamos em área oversold! E tinha divergência!" Pode ser. Mas está oversold e divergente há muito tempo e por que só agora? Qual a explicação? Por que isso só acontece quando ninguém espera?
  2. Qual a explicação para a total falta de continuidade entre o fechamento de ontem e a abertura de hoje? Isso não é perturbador? Acreditem. Existe gente que fica profundamente infeliz porque acredita ser possível prever o que acontecerá amanhã com intervalo de confiança de 95%. Só não descobriram ainda o pulo-do-gato. Vão morrer frustradas e tentando...
Obviamente que mercados podem ser explicáveis e/ou contínuos por algum tempo. Dias assim podem ser bons, mas dificilmente serão fantásticos. Fabulosos quase sempre são os dias descontínuos e inexplicáveis, como o de hoje. Percebam que sentia a iminência de um desenlace, mas não colocaria um tostão sem uma confirmação convincente da direção a ser seguida. Isso não é trading. Fazê-lo seria fazer uma aposta, como um cara-ou-coroa ou um par-ou-ímpar. Os que entraram forte em posições short ontem na última hora - acreditando na continuidade - foram forçados a zerar suas posições com prejuízo logo na abertura e contribuíram ainda mais para o rally de hoje.

11 comentários:

Anônimo disse...

Fact......tenho opnião que o desenlace.......pode ser um vôo de galinha...se volume cravase uns 6 BI seria um pouco mais convincente...isso teclando sobre IBOPEVA by ^V^ .....mas tudo pode....e tu achas que a boizada eh to tipo de "raça"?...sei lah não devia nem perguntar...mas jah perguntei

saude e paz

Fact Finder disse...

O desenlace é o do pattern mostrado. Só isso. Qualquer coisa além disso fica por sua conta. rsrs

Anônimo disse...

FACT eh realmente o mercado eh embrionário porem alvisareiro...ou nenhum dos dois. rsrs

saude e paz

aguia disse...

Mestre ALEX:

putz!?... francamente!!!

fazia tempo nao lia algo tao sensato e tao lucido assim... so mesmo um cara traquejado e permanentemente com os pes no chao (os 4 nao... desta vez VOU ATEH DEIXAR PASSAR ESTA PIADA... but so 'DESTA VEZ' certo?... rsrs), como o veneravel amigo, para, descomplicadamente e com simplicidade impar, dizer tantas verdades, com tamanha nitidez.

penso que o que nos da, pelo menos aos que temos a pachorra do vicio da PACIENCIA, uma visao equilibrada dos friniquitos do market - nao sao, evidentemente, estas empolgantes 'viradas' temperamentais repentinas, por mim obra de very very strong invisible hands - e sim as SEQUENCIAS de comportamento, estas sim, cujas somas, continuas ou mesmo intercaladas, determinam quase sempre as TENDENCIAS.

veremos a autenticidade desta repentina virada, ate mesmo previamente ANUNCIADA, pela reversao no intraday noturno da Asia; Oceania e principalmente na manha das bigs Europeias, como registrei hoje cedo em coment que fiz ao meu proprio post "O Mestre Mauldin", la na nossa praia comum:

"o market hoje promete:
as grandes bolsas do mundo reagem.
tudo vai depender do ga$ da Locomotiva Chefe.
10 de Março de 2009 08:13"

...e gas nao faltou; principalmente no torque do arranque e foi ateh estranho o fato de, novamente, enfiarem um substancial Vol na bofesta, bem no finalzinho da festa, fazendo uma suposta puta aposta para amanha...

lembrei-me do furor e do berro desesperador dos touros nos momentos cruciais das touradas; pois se isto for uma baita trap, ha que se bater palmas prus homi, afinados que nem uma orquestra.

entretanto, como no macro nao mudou nadinha; o passaro aqui, tal como S. Tome; so atravessa este rio se Edwiges (sempre ela, minha santinha padroeira dos desesperados e andarilhos, tambem minha musa) ensinar o tal 'caminho das pedras'.

como o amigo, quebrei a fajuta bola de cristal faz muiiiito tempo e a tempos so olho o mercado mais de longe, para ver a panoramica de trinoculo (han?... o tal terceiro olho, ne uai...).

PARABENS, este poste vou fotografar e guardar no cofre a 8 chaves.

Fact Finder disse...

Obrigado, Amigo Akilino. As always fico satisfeito por ter lhe causado boa impressão. As coisas são simples, nós é que as complicamos :)

Anônimo disse...

- Aguardarei confirmação da alta, pela manhã. Depois, faço alguma coisa...

- Afinal, como diz o letreiro daquele Motel da Barra:

"Antes a Tarde do que Nunca".

Timbuka

Seagull disse...

E, mais uma vez, confirma-se aquela máxima:

"São os vendidos em busca de se zerar que potencializam os movimentos de alta"!

Abs ^v^

Seagull disse...

Complementando:

Mesmo que depois se descubra que foi "apenas" um repique! ;-)

Nada como um dia após o outro...

Seus problemas acabaram???

Voltamos ao paraíso?

Mas é sempre bom aproveitar enquanto as coisas acontecem.

Nem antes (wishful thinking), nem depois (living in the past)...

Mas durante... nothing BUT real-time!

Fact Finder disse...

1. T., observação aplicável ao mercado em geral: "quando tivermos todas as confirmações possíveis a maior parte do movimento já se concretizou". A Catch-22! :)

2. SG, indeed!

Seagull disse...

Boa:

"quando tivermos todas as confirmações possíveis a maior parte do movimento já se concretizou"

ou poderia ser assim (nada muito original):

"Quando descobrimos a resposta, o mercado modifica a pergunta!"

;-)

aguia disse...

FACT:

K-CILD`S!!!

lembra-se do tal coment de ontem as 8:13?

preguei outro num poste la no nsso TiB, hoje as 9:13... QUASE Igualzinho

"o market hoje promete:

as grandes bolsas do mundo acovardam.

tudo vai depender do ga$ da Locomotiva Chefe.

11 de Marco de 2.009 9:13"

e dai?...

nadinha, a nao ser os tais exatos 13 minutinhos...

se vou ter que ir a um psiquiatra ou a um analista,

recorro a vc que alem de analista eh um amigo real.

pirei?!