DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 5 de março de 2009

How About A Straightforward Talk?

Esses dias estava pensando...como é possível perder muito dinheiro nesse negócio? Expectativas irreais. Hmm...mas não basta ser uma pessoa razoável pra não perder muito dinheiro? Não. Muitas pessoas razoáveis quando o colocam na reta tornam-se irreconhecíveis. Para elas recomendo que coloquem um trocado em uma dessas blue chips e esqueçam. Algumas pessoas ficam tão traumatizadas com perdas que nunca mais voltam. Outras praguejam essa ou aquela filosofia de investimento e mudam radicalmente, dizem que é um cassino, etc. O mais comum que tenho visto é considerar qualquer abordagem gráfica como especulação e fundamentalista como investimento. Especuladores só perdem. Investidores ganham no longo prazo. Bullshit. Conheço alguns bons fundamentalistas (ortodoxos ou não) que levaram um grande nabo no crash do ano passado comprando ações de empresas com "bons fundamentos".

Vamos dar exemplos de expectativas irreais?
(considerando o fechamento de hoje)

- Amanhã teremos um dia igual ao de hoje!
- Amanhã vai derreter!
- Hoje marcou o fim do bear market! Há muito não sobe tanto!

Se alguma dessas idéias passou pela sua cabeça, você é uma vítima em potencial. E não se iluda. Tem muito mais a perder que a ganhar. Não confunda sorte com expertise. Se não pensou, não quer dizer que se safou. Pode ser que perca dinheiro mais lentamente. Só isso. Oitenta por cento dos que me leem não conseguirão ganhar do CDI em 5 anos. Sorry. É a realidade. Bom, nem sei por que entrei nessa seara...mas também não vou apagar a postagem. Até a próxima.

12 comentários:

Anônimo disse...

Fact, buenas acho que foi aki mesmo que trokei uns pitacos com vc a respeito do custo de oportunidade (tupinikim)....e se não estou enganado voce descordou....não estou achando o que foi teclado....porem hoje voce fala em "80% não vão ganhar do CDI"...olha o tal custo de oportunidade ai.....eu hein.....viajei

saude e paz

Fact Finder disse...

Não entendi...

Fact Finder disse...

E há grandes chances de que não tenha sido comigo...

Anônimo disse...

BOM acho que foi...época eu "pitacava" uma comparação de P/L RF / RV....mas eh NOIX "leitão estreiou".....de resto saudações....voce soh AGREGA e muito

saude e paz

Fact Finder disse...

Hmmm...O único comentário que costumo fazer em relação ao CDI é o seguinte: Não o considero o bechmark adequado pra operações em bolsa. Para bechmark de performance julgo mais coerente comparar com outro de RV. Se foi isso, fui eu mesmo. Se não deixa pra lá, curiosidade mesmo...[]s

Anônimo disse...

NOIX

SAUDE e PAZ

Seagull disse...

In Fact...

Amanhã...

Eu sei lá...

Mas desconfio...

E seja lá o que for...

Estaremos preparados!

Benchmarks são complicados de escolher. Em períodos bull, o próprio índice pode servir como referência. Mas com o mercado bear, acho que perder menos não serve de consolo.

Então melhor deixar o dinheiro na RF. Ou rentabilizar acima dela.

CDI com 8% reais aa Rules!

You're always right.
I mean, on the right side!

Abs ^v^

Bob disse...

Fact, não entendi, tem um dos melhores sites sobre bolsa, hehehehe, que diz que comprando Petrobras tu nunca vais perder, hehehehehehhe, Auauauauauaua,

Anônimo disse...

Fact

Gostaria de ver um comentário seu sobre o descolamento ou não do IBOV e DJI ( Nov 08 até hoje).
Principalmente devido a que ontem DJI + 2,5% IBOV + 5,5% e hoje DJI
-4% e Ibov - 2,5%!
Fiquei cismado!!

Obrigado

PS. your comments are very good!!

Fact Finder disse...

Ademar, amanhã (fechamento do weekly) falo algo a respeito.
[]s

Gustavo disse...

Fact, seu blog eh muito bom...

Preciso le-lo com mais frequencia.

Da para receber as atualizacoes no email??

Abs

Fact Finder disse...

Sim, Gustavo. Basta assinar o feed digitando seu email em local próprio na homepage do blog.