Há dois dias escrevi o seguinte: "Examinando o DJIA há áreas (e não números) de oferta marcantes em 7,5k (fraca), 8k (média) e 8,5k (forte)." Aliás, essa idéia de que 8,0k era uma região de demanda (RD) mais forte que a dos 7,5k tinha sido comentada antes do breakdown. Nada mudou.
Para testarmos a força de determinadas pernas de alta nos basta que vejamos a reação nas regiões de oferta [RO] (mais comumente conhecidas como "resistências"*). Não é preciso mais que isso. No caso do DJIA, viu-se que uma vez atingida a região de 7,5k preços cederam, com volume alto, diante de uma fraca resistência [esse volume é menos pronunciado no Diamonds (ticker DIA), cuidado]**. E o sentimento dos retail investors embute um certo otimismo. Não é possível ser tão detalhista em pouco espaço. Mas essa conjunção faz-nos sugerir que não se espere muito desse rally. Pessoalmente preferiria ver um legítimo bear rally até os 8,5k que marcasse uma expectativa de movimento a-b-c para baixo, em timeframes longos (weekly/monthly). A ausência dele apenas torna mais complicado avaliar adiante o bottom desse bear mkt.
* Não gosto de utilizar a nomenclatura popular porque carece de significado. Me faz lembrar daquelas aulas entediantes de circuitos elétricos...
** Lembrem-se de que embora ETFs tenham por referência algum índice, nem sempre os refletem em sua inteireza.
2 comentários:
qua...
Mestre Alex:
"Pessoalmente preferiria ver um legítimo bear rally até os 8,5k que marcasse"...
bear ou bull?
vai fazer forfait durante TODO o mes de Marco la no TiB?
xa V...15X....
( )s.
Que nada, Amigo Akilino. Reaparecerei em grande estilo... :)
Postar um comentário