DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 24 de março de 2009

An Ebb-And-Flow Trap

Certamente vou abordar uma ocorrência bem familiar a quem me lê. Imaginem que se compre um papel A desde um pequeno fundo. Ao longo de alguns dias fica naquele marasmo. Um certo dia (D) A abre forte, mas fecha nas mínimas. No dia seguinte (D+1) o mesmo ocorre, deixando no daily chart martelos invertidos. Vencido pelo desânimo, o "especulador" vende. Em D+2 a abertura é semelhante. Só que ao longo do dia - diferente dos anteriores - o price action é constantemente positivo.

O "especulador" sente-se duplamente infeliz. Justamente o movimento que ele esperava apareceu sem ele! Eis que, de repente, começa a surgir um sentimento de revolta. "Eu vou entrar de novo!" Aí escolhe o papel B porque o A o "sacaneou". Enfim, personificou apenas uma variação de preço. Preços só sobem ou caem. E o mercado nem sabe que o trader individual existe.

A estória ainda não terminou. Nosso "especulador" fica feliz da vida porque afinal conseguiu terminar o dia em território positivo. E quase todos os papéis fecharam nas máximas. No dia seguinte, estas não se repetem. O gapdown na abertura já é notório. E no final de D+3 já não há ganhos. Teria feito melhor se tivesse ficado inerte. Essa é uma situação, digamos...light. Os preços de entrada podem não se repetir por dias, semanas ou meses, caso estejamos diante de um blowoff. Não se enganem. Resistir a big rallies exige uma disciplina ferrenha. Agora adivinhem...a grande maioria não resiste. Por outro lado, esses dias de grande rally, geralmente news-driven, são excelentes dias para se realizarem lucros. E o fechamento é quase sempre a melhor ocasião. Nele compradores e bears no squeeze brigam para ver quem empurra mais os preços para cima. Em suma, se o investidor conseguir inibir seu primeiro impulso, sempre o mais instintivo, conseguirá aumentar consistentemente seus retornos.

Qualquer semelhança com o que ocorreu nos últimos dias será mera coincidência.

11 comentários:

aguia disse...

Mestre...mestre;

Mestre e Trader, vou sintetizar:

so escreve algo assim quem realmente tem experiencia operacional de looonga data... e geneosa e solidariamente, di gratis, abre suas conchas e mostra suas perolas.

... e isto pode ate parecer - a algum caronista tipo quem acha que ja sabe muito - e vive pecando contra a modestia e a humildade, apenas filosofia barata; e que o mais importante eh um Analista, ou articulista, dizer se eh para Vender ou para Comprar, coisa esta sim de barato pessimo gosto que muito se le em foruns porrrrrai...

quando alguem escrever sobre hora de vender ou comprar, isto ou aquilo, o melhoe eh desconfiar, pois estara demonstrando ou ingenuidade misturada com imaturidade operacional, ou parcerias com sei la o que tipo corretoras e ou scalpers... ou, coisa pior.

acontece que a compra, ou a venda, sao decisoes ultimas e intimas que so cabem ao player, seja ele um viciado jogador de caca-niqueis opcionais, seja um experiente e comedido player, paciente e responsavel; e tanto um quanto o outro - quando respeitaveis e respeitadores - tentam observar e ler, atentamente, o mercado e... cuidadosamente, seus comentaristas:

sabendo ler

e sabendo pensar.

sabendo tirar conclusoes;

e sabendo fazer suas sinteses:

com suas proprias sinteses, sabendo operar.

FACT:

um artigo assim, escorreito e criterioso eh uma verdadeira aula que so quem ja apanhou do mercado e tirou proveito das surras, tem competencia e seriedade para escrever e postar para quem souber ler e pensar, meditar... e se beneficiar.

so faltou, "a meu ver", um ligeiro toque no famigerado 'preco merdio', aquela coisa que quase sempre acomete o tipo perseguidor de dicas que corre atraz de coelho para pegar na mao e na marra... sendo que o ideal, sabemos os que apanhamos do market, eh esperar "pacientemente" ate aparecer um bem cansadinho, orelhonas ja abaixadas, ou de preferencia que seja tambem aleijadinho e que fique bem quietinho, paradinho, olhos tristonhos, bem em frente a 12' (cano duplo, course).

han, as Bolsas...C viu?... o mais recente par de candles iguaizinhos em IBOV e DJIA... e o ultimo, do pas de deux de LA de WS, apoiadinho na MA(50) que o primeiro furou com a ponta do tal Marubozu fantasiado de DCA.

parabens maninho (e nao se esqueca de 'depositar'...hmmmmm, deste tamanhozinho assim, fica apenas por 30).

rsrs e bracao.

Fact Finder disse...

O preço "mérdio" é uma das maneiras de se eximir de responsabilidade, assim como o "longo prazo".
[]s

Anônimo disse...

Hehehe ... cá estou eu novamente.
Eu tenho uma técnica pessoal, apurada ao longo dos anos: se estou fora do mercado, fico bisbilhotando aqui e ali na carteira teórica, com possíveis alvos selecionados em D-1, para tentar encontrar o ponto "ideal".
Mas no instante que tomo a decisão de, por exemplo, comprar algo, o tamanho do lote já está previamente dimensionado para a probabilidade do risco analisado e principalmente para a distância do estope técnico, também já definido.
Mas, mais importante que isso é que após ter iniciado a operação eu me desligo, fecho o HB e vou fazer outras coisas, muitas vezes longe da tela.
Afinal se esperei dias, semanas para tomar uma decisão, não serão algumas horas que me farão mudar de idéia.
Mas seu comentário se encaixa perfeitamente para mim também, hehehe.
De todas as bobagens que fiz, de uma não me esqueço. Foi com EMBR3, anos atrás. Essa ação tem faniquitos, me tirou do trade e, no mesmo dia, foi, foi, foi e foi durante um bom tempo depois.
Foi a partir deste dia que decidi acompanhar também a "personalidade" das ações, selecionando algumas que estão sempre no foco.
Aquelas que não tem meu perfil, nem olho para operar, apenas para acompanhar.

Anônimo disse...

Por falar em mercado, Dow e SP ainda não se decidiram se finalizaram a Onda 5.4 ou se não é uma Onda 5.4.
Até onde foram tudo bem. É exatamente o pull-back ao fundo da Onda 5.2.
Mas se forem adiante a contagem deverá obrigatoriamente ser refeita.
Estive olhando os índices europeus e todos estão exatamente em suas respectivas ltbs também.
VALE5 ainda não dá pra saber se está acumulando ou distribuindo abaixo do pequeno gap. Ainda não.
Mas se for acumulação, no momento certo, sai de baixo. Ou melhor, de cima. Dá uma desenhada e veja as possibilidades de uma pá.
E GGBR4 acordando com bom volume e fazendo mais ou menos o que comentou, hehehe.
Deixa rolar ... dedos cruzados, tendência velha substituídas por possíveis tendências mais novas, tentando acompanhar o ciclo de umas e outras.

Anônimo disse...

Fact ...... teclando apenas para deixar um elogio:
"Para escrever só existem duas regras: ter algo a dizer e dizê-lo"

Fact tudo que tu tecla nessa praia...carrega um valor incalculavel.

saude e paz

Anônimo disse...

FACT soh um cara calejado como vc pode dar um pitaco coerente.....estava dando uma olhada nos charts (by fact)...e como não sei quase nada me deparei com varios.....Harami's ou mulhere gravida...ou sei lah o nome disso ai nos cursos...porem crx , vix , spx , ewz , dia , qqqq , eem . eod e por ai vai.....da uma pequena aula mestre doque se trata isso ai.

saude e paz

Fact Finder disse...

Anonymous da Saúde e da Paz, essas "sopas de letrinhas" são exchange-traded funds. Para saber o que representa cada um deles ninguém melhor que esse link para explicar: http://finance.yahoo.com/etf
[]s

Anônimo disse...

Fact não perguntei da sopa de letrinhas...pedi uma aulinha "di gratis " como diz um partner seu....a respeito da formação do fechamnado de ontem deles todos.....cheios de estrelinhas (dojis)...harami's e mulheres gravidas....peço a aulinha pq as que copiei por ai mais confundiram do que esclareceram...gracias...

saude e paz

Anônimo disse...

fechamento de ontem digo do dia 25/03.

saude e paz

Fact Finder disse...

A variedade de padrões de candles (diário) nos últimos dias reflete somente a congestão dos EMs no curtíssimo prazo. Algo normal em níveis "levemente" sobrecomprados. Não extraio nenhum significado dessa conjunção.
[]s

Anônimo disse...

vlw