DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Stick To Your Guns


[Primeiro relembrem o que escrevi na breve análise anterior do Energy GS Commodity Index clicando aqui]


Em seguida aos 3 fechamentos acima de uma média móvel (moving average) [MM] relevante para este mercado, houve dois dias com candles do tipo "belthold" (totalmente vermelhos). E o último deles teve fechamento abaixo dela nas mínimas do dia (vide elipse amarela). Claro que mais tarde ao acontecimento percebi a violação. Permaneci quieto porque na minha visão foi irrelevante. Bem poderia no dia dizer...errei! No entanto o big picture dos demais mercados me dizia o contrário. E acredito que muitos technicians ainda meio crus colocariam até um stop loss logo abaixo da MM. Seriam "estopados". E o GJX subiria sem o trader/especulador a bordo...

Technical analysis está longe de ser uma atividade preto-no-branco. Dificilmente o chart acima seria aproveitado em um textbook sobre o assunto. Os autores preferem aqueles setups que mostram dinheiro fácil, quase nunca encontrados na prática. A realidade é bem mais dura para os technicians que aquela fantasiada pelos "clássicos" de análise técnica.

Nota: Esse ticker possui preço EOD (end-of-day), o que quer dizer que só são atualizados ao final do dia. Na prática a altas horas da noite, no nosso horário de Brasília.

3 comentários:

Anônimo disse...

poucas palavras....e valem bem mais doque aqueles cursos de 3 dias onde se "aprende' tudo sobre graficos.

grato Fact.

saude e paz

Anônimo disse...

Fact, paritcularmente não trabalho com estope por médias.

Meu estope, neste caso, teria sido um fechamento abaixo do fundo duplo e o tamanho dos lotes calibrados para isso.

E adicionando lotes na confirmação do rompimento em D+1.

Senão cai naquele outro post seu, o mercado te tira do jogo para depois seguir, hehehe.

Fact Finder disse...

1. Anonimo, é preciso separar o cenário idílico da realidade;

2. Colocação de stops é um dos itens mais difíceis que encontro em risk management. Convém que você deduza em que ponto a maioria deles será acionada. E, nunca, colocar o seu no meio da manada deles porque não será acionado (em selloffs fortes) ou você venderá quando os preços estiverem se recuperando em rally mode.