DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Gap World - II

Há algo mais desafiador que os mercados?! Quem apostou contra mim ganhou. Com esse fechamento de hoje acima das máximas anteriores no ADR (PN) de Petr, a hipótese de exaustion gap deve ser descartada (vide Gap World). [Essa é apenas uma "curiosidade técnica", porque, conforme explicado, "gaps de exaustão" são geralmente apenas sinais de congestão para a retomada da tendência que os originou] Quem entrou em posições short alavancadas na sexta-feira, apostando na continuidade"* para ganhar muito, foi obrigado a se cobrir com perdas e acabou contribuindo ainda mais com o rally de hoje. Embora, este tenha se efetivado sem volume significativo, convém não ignorar o price action. Com níveis baixos de volatilidade, tomados em parâmetros de curto prazo, acredito que esse rally nos EMs ainda tenha pernas pra seguir adiante. iShares Brazil estão ingressando na região de oferta mais importante dos últimos meses pela quarta vez desde out/08. Quem vem de posições compradas de lá de baixo, dentro da tendência terciária, não tem motivos para zerar. No entanto quem está abrindo posições long agora deve observar que acima de 40 há uma grande área de (pseudo)gapdown originada em set-out/08 (área rosa). Quem está remoendo perdas grandes desde então não perderá a oportunidade de se livrar no breakeven...

* "The market is not like life - it is much more discontinuous than continuous" (J. Hayden)

6 comentários:

Bob disse...

Este teste na Linha Maginot pode ser diferente. Disse na outra vez: "nunca confie nos franceses". hehehehehe. Vamos ver.

Anônimo disse...

talvez não Fact.
Talvez possa ser uma ilha o que não descarta ainda.
E o topo do canal foi atingido, traça lá.
Agora, se seguir em frente aí sim o papo é outro.
De qualquer forma só o fato de ter escrito que quem apostou contra vc ganhou já o qualifica acima de todos os demais analistas que já li nos último anos
Eu sei que sabe quem escreve, mas fica entre nos ta?

Fact Finder disse...

Entendi o que quis dizer. E certamente é uma possibilidade. Ficará mais clara só daqui a uns meses, caso vejamos um processo de rollover ou um rally sem aumento significativo de volatilidade.

Essa análise de gaps nos mostra como é perigoso assumir "linearidade" em mercados. rs

Fact Finder disse...

Em tempo...estagnação de preços por meses a fio abaixo de 45 (leia-se, Brazil iShares) não é nada alvissareiro, certamente.

Anônimo disse...

Estimado Senhor Fact.

Nossa turma gosta muito do seu Blog.

Que negocio estranho eh esse desta confidencialidade tao misteriosa entre o Sr. e o meu xara Anonimo, Senhor Fact?... hehehe.

Isto esta parecendo a homerta da cosa nostra meu caro blogueiro e este seu intimo amigo Anonimo de chapeu, escreve eu diria praticamente igual o antigo forense Smarca la do Forum do Bastter, no conteudo e no estilo. - E tambem no volume, hehe, brincadeirinha.

Temos comentado isso aqui fora por e-mail e a turma toda pensa como eu e so nao entendemos porque ele nao mostra a cara ja que demonstra em seus cortantes comentarios saber barbaridade, no bom sentido e com o maior respeito.

Por falar nisso o Sr. tem noticias tambem de outro professor daquele Forum chamado Pimon? - Parece que a turma antiga dali ou morreu, ou quebrou, ou mudou de nome ou finalmente quem sobreviveu preferiu o anonimato.

Saudacoes Polares e mais uma vez Parabens pelo seu MMF.

Fact Finder disse...

Do Pimon nunca mais ouvi falar. Deixou o "pluft" como recordação. hehe