DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 3 de março de 2009

A Lesson From Warren Buffett

O trecho acima foi retirado da última carta do Berkshire Hathaway (BH) aos seus acionistas. O Oracle of Omaha - que dispensa apresentação - lamenta o timing terrível de alguma de suas aquisições em 2008. Reconhecer erros e fazer autocríticas são hábitos vitais na rotina de investidores sérios. Mas ver esse mea culpa a partir de um dos maiores investidores de todos os tempos é ainda mais surpreendente. No caso específico do BH, a questão do timing é meio delicada, considerando o grande volume de recursos a serem alocados. Há grande restrição à liquidez dos ativos, o que gera escassez de alternativas.

A observação de Mr. Buffett quanto ao timing não encontra muito apelo no meio dos seus próprios seguidores. Consta até que ganhou notoriedade por ignorá-lo. O Oráculo terá trabalho em convencê-los do contrário...[O que ele diria a investidores de Pindorama que são obrigados a engolir um dos custos de oportunidade mais altos do mundo?] Em uma postagem anterior trouxe à luz uma análise sobre a aquisição desastrada de Pinnacle Airlines (ticker PNCL) por Mohnish Pabrai, autor do aclamado Dandho Investor. E não foi a única. PNCL era/é 14-16% de seu portfolio, adquirida por preços um pouco acima de 15 dólares*. Hoje sai quase por um dólar (!).

Servindo de álibi contra esse negócio de timing há algo chamado longo prazo, que ninguém sabe exatamente onde fica. Rationale: se estou levando ferro é porque ele ainda não chegou.

* Fonte: Gurufocus.com

7 comentários:

Unknown disse...

Fact, postei esse coment no TiB e como o leio diariamente, posto aqui tambem:


Lendo um blog Yankee(Vix and more) esta noite, li algo que faz certo sentido para um "contrarian".

O blogueiro, que serve de referencia para outros blogs de economia, tem a opiniao que, como todos esperam a desesperanca total na formacao do fundo, o mais provavel eh que isso nao aconteca.

E diz mais: no fundo de 2002, o Vix pouco subiu se comparado as quedas precedentes da mesma crise.

E, na mesma toada, como tem analista/blog falando em economic bottom, hein? Even Mr. Barry Hitroltz anda afiando o discurso.

[]s, Dirceu Junior

Fact Finder disse...

DJ, nunca houve major bottom no qual o dumb money saísse vencedor. Mas pragmatismo é fundamental em investimentos.
Por trás do contrarianism há um mosaico bem mais rico que o apontado pelos indices de volatilidade. Estes são apenas partes do puzzle...

Anônimo disse...

WB anunciou agora ha pouco que vai mandar 50% de seus 80 traders pro olho da rua... e que pode mandar mais em 2010 se as coisas não melhorarem.

Fact Finder disse...

Psy., deve estar rolando algum reboliço nos headquarters do BH. Afinal, primeiro downturn depois de 44 anos abala as estruturas. hehe

Bob disse...

Fact e aquele chart indexado? Rompeu hoje?

Fact Finder disse...

Aproximando-se da LTB ainda...

Leo disse...

fala, Fact!

Eu acho que nessa questão de timing há dois pontos distintos. Um é o de tentar lucrar de acontecimentos previsíveis do mercado procurando uma reversão, por exemplo. Dois é usar o timing para potencializar os ganhos e minimzar riscos de uma decisão de investimentos. Mas ao que parece WB errou foi mesmo na tese de investimentos!

abraço