DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Still A Bumpy Road Ahead (Again)

[O assunto era outro, mas as cotações end-of-day não foram atualizadas ainda...]

Vou comentar o que não aconteceu dessa vez com o iShares Emerging Markets. A semelhança com o de ontem não é coincidência, meus caros. Daí, quase sempre a perda de tempo que é analisar papéis individuais, conforme comumente é feito por esse pessoal de corretoras.
Algumas pequenas diferenças têm de ser observadas, no entanto: a LTB nesse caso não é tão bem definida como a do iShares Brazil e a área de gap é nitidamente maior. O price action foi surpreendentemente semelhante ao de ontem: gap na abertura, pullback com vol. levemente abaixo da média, buyers stepping in no fechamento. Não houve violação dos lows no fechamento nem breakout da LTB. Em suma, o gran finale foi adiado. Ninguém quis tomar decisões em uma sexta-feira...
Veja-se como o entendimento do ebb-and-flow permite estabelecer parâmetros sensíveis e avaliar a importância de cada movimento de preços. O que se vê por aí está bem longe disso. Investidores ficam em êxtase depois de um dia de alta forte - inclusive os "gurus" - e deprimidos no dia seguinte se boa parte da alta anterior é perdida. Ficam à deriva, ao sabor dos movimentos do mercado.

Nenhum comentário: