DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Hmmm...A Teddy Bear Rally?

Há dois dias escrevi o seguinte: "Examinando o DJIA há áreas (e não números) de oferta marcantes em 7,5k (fraca), 8k (média) e 8,5k (forte)." Aliás, essa idéia de que 8,0k era uma região de demanda (RD) mais forte que a dos 7,5k tinha sido comentada antes do breakdown. Nada mudou.

Para testarmos a força de determinadas pernas de alta nos basta que vejamos a reação nas regiões de oferta [RO] (mais comumente conhecidas como "resistências"*). Não é preciso mais que isso. No caso do DJIA, viu-se que uma vez atingida a região de 7,5k preços cederam, com volume alto, diante de uma fraca resistência [esse volume é menos pronunciado no Diamonds (ticker DIA), cuidado]**. E o sentimento dos retail investors embute um certo otimismo. Não é possível ser tão detalhista em pouco espaço. Mas essa conjunção faz-nos sugerir que não se espere muito desse rally. Pessoalmente preferiria ver um legítimo bear rally até os 8,5k que marcasse uma expectativa de movimento a-b-c para baixo, em timeframes longos (weekly/monthly). A ausência dele apenas torna mais complicado avaliar adiante o bottom desse bear mkt.

* Não gosto de utilizar a nomenclatura popular porque carece de significado. Me faz lembrar daquelas aulas entediantes de circuitos elétricos...
** Lembrem-se de que embora ETFs tenham por referência algum índice, nem sempre os refletem em sua inteireza.

2 comentários:

aguia disse...

qua...

Mestre Alex:

"Pessoalmente preferiria ver um legítimo bear rally até os 8,5k que marcasse"...

bear ou bull?

vai fazer forfait durante TODO o mes de Marco la no TiB?

xa V...15X....

( )s.

Fact Finder disse...

Que nada, Amigo Akilino. Reaparecerei em grande estilo... :)