Analisar freqüentemente charts de longo prazo requer uma disciplina difícil de cultivar. As mudanças visíveis levam tempo para se formarem. E no final das contas a avaliação de curto prazo acaba predominando. Em uma dessas avaliações esporádicas no final do ano passado observei que a volatilidade de longo prazo do Dollar Index encontrava-se em níveis bem reduzidos. O índice é calculado a partir de uma média ponderada de 6 moedas. Não confundam com o pair USD-BRL.
A volatilidade possui ciclicidade muito maior que a dos preços. Infelizmente é um assunto ignorado nos cursos vapt-vupt de análise gráfica. Notícias específicas de empresas e eventos de repercussão macroeconômica têm seu efeito potencializado em áreas de baixa volatilidade. Os investidores atribuem essas mudanças bruscas de preços às notícias em si sem perceber o cenário em que os preços estão imersos. O conhecido analista John Bollinger criou a famosa frase "high volatility begets low volatility and vice-versa".
Gosto muito de uma outra - dessa vez de Alan Farley: "the chart knows the news is coming". Em suma, não faço parte do jetset de Wall St. para saber qual será o trigger que fará a volatilidade de longo prazo aumentar. Mas não possuo lá muitas dúvidas acerca da direção que o USD Index irá tomar. A propósito, o MSN Money publicou um artigo especial que ainda está fresquinho "The Incredible Plunging Dollar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário