DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Major Turning Point Ahead?

Analisar freqüentemente charts de longo prazo requer uma disciplina difícil de cultivar. As mudanças visíveis levam tempo para se formarem. E no final das contas a avaliação de curto prazo acaba predominando. Em uma dessas avaliações esporádicas no final do ano passado observei que a volatilidade de longo prazo do Dollar Index encontrava-se em níveis bem reduzidos. O índice é calculado a partir de uma média ponderada de 6 moedas. Não confundam com o pair USD-BRL.

A volatilidade possui ciclicidade muito maior que a dos preços. Infelizmente é um assunto ignorado nos cursos vapt-vupt de análise gráfica. Notícias específicas de empresas e eventos de repercussão macroeconômica têm seu efeito potencializado em áreas de baixa volatilidade. Os investidores atribuem essas mudanças bruscas de preços às notícias em si sem perceber o cenário em que os preços estão imersos. O conhecido analista John Bollinger criou a famosa frase "high volatility begets low volatility and vice-versa".

Gosto muito de uma outra - dessa vez de Alan Farley: "the chart knows the news is coming". Em suma, não faço parte do jetset de Wall St. para saber qual será o trigger que fará a volatilidade de longo prazo aumentar. Mas não possuo lá muitas dúvidas acerca da direção que o USD Index irá tomar. A propósito, o MSN Money publicou um artigo especial que ainda está fresquinho "The Incredible Plunging Dollar".

Nenhum comentário: