DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

RTP: Textbook Reversal Pattern Worked!

Como se supunha, o "fundo em ilha" mostrou-se efetivo. Uma operação comprada poderia ter se iniciado - para quem acompanha RTP - no pequeno throwback, já esperado. O target mais natural situa-se em torno de 410, aproveitando a convergência de trendlines (l. tracejadas) e o estado de sobrecompra crescente (vide Stochastics ao fundo).

Observem que vários elementos gráficos no ativo em estudo e em outros geralmente se combinam para reforçar sinais. Qualquer technician mais afoito poderia ter interpretado os vários gaps feitos na queda como padrões típicos de reversão e ter sido "estopado" ladeira abaixo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho comigo que toda ação tem sua própria personalidade e esta deve ser levada em consideração quando se opera.

Por isso opero poucos ativos, com os quais ao longo dos anos fui obtendo maior familiaridade.

Este em questão é pródigo em gaps, tanto na ida como na volta. Então opera-lo, para quem se dispõe a faze-lo, deve ter esta faceta também em consideração.

Sobre teorias, quaisquer que sejam desde que sejam algo além de gráficos (bem traçados de preferência, o que nem sempre é fácil e quando não é fácil deve-se esperar se-lo) deixei de tentar formular, ler ou estudar a muito tempo, pois basta um único par de pregões diferente para que a mesma seja jogada por terra.

Tenho comigo, a muito tempo,um primor que o Fact escreveu aqui mesmo no passado. Algo como, mais importante do que como o mercado sobe ou cai, é como ele o faz.

Isso sim é algo que deve ser levado em consideração pois encerra em si mesmo a verdadeira característica psicológica do mercado.

[ ]s.

Anônimo disse...

MESTRE S: falou e disse, pô.

agora, duas obs. p/ a tchurma dos coments:
1. sôbre a festa: áxu que o samba de breque a gôsto do criolo doido termina hoje .
2. sôbre o tempo: áxu que em Setembro deverá chover muiiiiiiitão; pois tá assim óh de nuvens negras no céu.

BUT...Obama e eu optimistas.

Fact Finder disse...

1. S., movimentos extremos de preços geram sentimentos igualmente extremos e reações proporcionais. A base da AT não é traçar linhas e identificar S/R. É entender a interaçao entre os players. Essa atividade não é científica.

2. Aguia, se a festa acaba, não sei. Mas a sazonalidade não ajuda WS. Setembro é dos piores meses. O fechamento da dupla PETR/VALE na sexta refletiu bem a fraqueza.

Anônimo disse...

...didático, sempre: além do que êste mercado abusa dos gapinhos e gapões, mas se curva ante divergências com o IFR.

agora só como observação, a big chinesa do petróleo comprou um puta naco dessa Rio; estão estocando stocks também.