DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fed Window-Dressing LEIs?!


Esmiuçando o título acima: "Estaria a atividade do Fed escamoteando os leading economic indicators (LEIs)?!" Segundo Barry Ritzhold do Big Picture, sim. Do LEI fazem parte 10 componentes, dentre eles o agregado monetário M2, ajustado pela inflação . À exceção dele e dos spreads de taxas de juros, praticamente nenhum outro apresentou resultados positivos (!).


Nas palavras de Ritzhold, "the artificial boost to the LEIs has NOT translated into increased lending from the banks." Adorei ver essa observação, posto que está em linha com minhas suspeitas sobre o significado atual do TED Spread (clique aqui). Uma pequena mostra das dificuldades atuais em se aferir confiavelmente a atividade dos credit markets. Indicadores encontram-se escamoteados pela grande atividade do Fed em prover liquidez e varrer ativos podres. Tempos confusos...

No chart acima, vê-se que o Ted Spread continua em queda após um snap-back rally.

* A enquete encerrada mostrou a importância do ambiente da blogosfera. No entanto o mais surpreendente foi saber do papel irrisório que os mecanismos de busca possuem na divulgação de blogs abordando esse tipo de assunto. Agradeço aos participantes.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fact,

Isso só comprova que o sistema bancario está insolvente...
A discussão agora mudou dos TARP´s e dos emprestimos garantidores para uma busca por solução "diferenciada" e "completa" como o aggregator bank ou mesmo a nacionalização para retirar os billions de toxic assets que ainda poluem os balanços dos bancos... Até lá dá para arriscar que quase nenhum LEI vai sair muito do lugar.

Anônimo disse...

Olá Mr. F.F.

Já leio seu blog por alguns meses,
soube dele no Tib, e deste no monitor do Seagull...
mas foi pelo velho google que achei o monitor e os outros sites sobre o mercado com os quais iniciei.

Meus sinceros parabéns e agradecimentos pela formidável atividade de prover uma perspectiva e mosaicos sobre o M. financeiro diversos daqueles da mídia ordinária (and so much ordinary rsrsrs)

Fact Finder disse...

Ferr., não à toa que supostamente Paulson falou que "Banks Are Done For". Os TARPs serão desastres, grandes sorvedores de dinheiro, porque é exatamente isso: solução intermediária.
O LEI tb está moribundo. Agora o mercado terá que olhar os componentes isoladamente. Ouch!

Fact Finder disse...

Pos., acredito que com o tempo os mecanismos de busca acabem tomando papel secundário na busca de blogs por nicho de assunto. Mas dado o desenvolvimento ainda incipiente da blogosfera isso pode demorar...
Valeu pela força. :)

aguia disse...

Veneravel Alex:

como sempre, VOU SINTETIZAR:

c ja deu uma olhadinha nas Large, Mid e Small Caps de Tio Sam (SPY; VO e VB)?... LA na MATRIZ ta feio, ne?... mas, me ufano de nossa bolseta tupiniquim e tomei um baita pileque pra comemorar nossa marolinha de Pindo, neste ultimo pum chapa branca do aTORMENTAdo INDU: LA subia 2,4 e na bofesta quase 4: a matriz caiu quase 3 e a o Meirellles soh 1,3... uma gra cinha.

BUT, before...

em primeiro lugar me desculpe pela imperdoavel grosseria do tal 'k-nalha' do meu ultimo coment ["a gente nem sempre deve dizer o que sente" (Confucio) e, em segundo, devo dizer, de forma terna e light que os cretinos do Ferretti e do Posidone quase esgotaram o assunto, a nivel 1 e 2, po!#*&# (rsrs).

a gang sainte, bernanke/paulson, iniciou o processo de transformar o M de Money e suas categorias, em um unico MM (o segundo M aih eh de merde), na Impressora Oficial do Buxinha; e a turminha do maestro Volcker que entrou, devera 'mudar tudo', passando a imprimir soh na Obaimpress.

antes que eu esqueca: o crepusculo porrraqui nas lonjuras de Tio Bet eh horripilantemente lindo e o frio k-cildamente idem; BUT (by Bob), se o nivel esoterico dos canadenses eh muito alto, ja o etilico cai muito e a caninha que trouxeram eh uma baixaria, tipo o Frances que eles, tambem, assassinam (ainda bem que Dadah me mandou uma fermentada menos pior).

mon ami, pardon moi si vous plais, mais, 'je pense' (grand *#&#&!) que Aujourd'hui, une solucion d'Etat a venir, n`est pas possible, ce grand cicle est deja vu et je suis toujours un otimist -oui - mais, seulement depuis... beaucoup de temps... (2.020?).

vo^ meditar... bracao pro 6 3.

Samuel Ramos disse...

O engraçado é que quando o Chávez anuncia que vai privatizar/nacionalizar/socializar, é o gênio do mal.

Mas quando é o Fed/Tesouro, os pundits ficam batendo palmas.

No fundo, essa distorção artificial nos índices/indicadores só acaba trazendo mais volatilidade (e risco) ao mercado.