DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Message From A Reader - II

Tais áreas anômalas ocorrem a partir de regiões de baixa volatilidade. E dado o caráter fractal do price action, quanto maior o timeframe examinado, maior será a repercussão, percentualmente falando. Estamos em uma área de desequilíbrio de preços de longo prazo. Daí qualquer análise em timeframes menores tende a tornar-se menos eficaz que de hábito.

No meu modus operandi a filosofia topdown é fundamental. Não é de admirar. Isso é regra em abordagens de investimento de viés mais técnico, em contraposição ao bottom-up, de ampla aceitação entre os fundamentalistas. Já a compreensão da teoria macroeconômica ortodoxa pode ser traduzida no acompanhamento dos vários mercados, considerando que são praticamente complementares em termos de risco. Ou seja, a saída agressiva de um operador de determinado mercado aumenta consideravelmente as chances de que ocorra uma entrada igualmente agresssiva em outro. O estudo que faço das teorias econômicas mais heterodoxas (a dos ciclos, p. ex.) não pode ter sua utilidade descartada. Sou adepto da idéia de que o que interessa nunca recebe a atenção devida. Ocorreu-me um exemplo...outro dia verifiquei que praticamente todos os livros sobre teoria de ciclos não são mais publicados pelas editoras norteamericanas. Afinal, as teorias econômicas em voga preconizam que o aumento nos agregados monetários promovido pelos Bancos Centrais tende a anular períodos recessivos.

A compreensão do comportamento das massas, dos technicals dos vários mercados e dos ciclos econômicos me permite no curto prazo antever com alguma precisão o price action a partir de observações de longo prazo . No entanto esse é um feeling construído ao longo de algumas milhares de horas de estudo e de reais perdidos. Me permite fazer educated guesses sobre o (aparente) improvável. Afinal, é muito fácil, p. ex., dizer que preços cairão quando o momentum é crescentemente negativo. Daí erroneamente alguns possam acreditar que technical analysis presta-se a previsões de preços. A questão da previsibilidade tem mais a ver com aprendizado subjetivo (personalíssimo) que com qualquer teoria conhecida de TA.

2 comentários:

Samuel Ramos disse...

Que aula, caro F.

Eu vou repetir aqui o que já escrevi antes (opinião vinda de um leigo no assunto): entre a TA do Fact e a TA dos analistas maluquinhos de Pindô, cabem 3 oceanos pacíficos.

Logo, uma delas não é TA.
hehe

E por falar no assunto, um analista maluquinho que circula por aí andou queimando a língua por mandar nego comprar bolsa semana passada a 41,5k.

Usou para tal esse lance de canais, linhas, dentre outros riscos.

Esquadro torto esse, heinhô.

Sds!

Fact Finder disse...

Valew pela deferência, S.
A interpretação tradicional dos technicals (strictu sensu) tem funcionado em 50% das vezes nos últimos meses, imagino. Ou seja, tão eficaz quanto um cara-ou-coroa.
[]s