DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Projections For 2009 (!?)

Curioso que eu inicie a primeira postagem falando de projeções...Logo eu que não acredito nelas. Talvez tenha feito mau uso do vernáculo. Minha projeção é simples: O price action de 2009 será diferente daquele que a maioria dos analistas projeta. Seria então mais uma "antiprojeção" (de acordo com a reforma ortográfica?). A reforçar minha opinião, essa é uma das regras de Bob Farrell - ex-market technician da Merrill Lynch - em seu 10 "Market Rules To Remember" ("When all the experts and forecasts agree -- something else is going to happen").

Recentemente tomei conhecimento de um bom e sucinto artigo de Derek Polcyn da InvestWELLFinancial.com sobre seasonal effects nos mercados yankees, o que - claro - traz direta repercussão nos demais mercados. Aborda basicamente os efeitos sazonais mais observados nas últimas décadas em Wall Street. No fundo leio o artigo mais pelo mérito da compilação do autor que propriamente sinta que poderei tirar proveito de um desses efeitos no curto prazo. A explicação é simples...Não tenho visto nenhum deles recentemente se confirmar. O Santa-Claus rally ficou só no "ho-ho-ho" como suspeitava. E talvez o bom retrospecto positivo do January Effect também (vide artigo) seja outra fonte de frustração.

Minha justificativa se baseia na análise do mosaico apresentado. Vejo otimismo estranho entre os option players, tanto visto na CBOE quanto na ISE (equity only). Nesse níveis o último registro vem de meados do ano passado. Explicar por que acontece isso ou aquilo é tarefa favorita dos fundamentalistas ortodoxos (leia-se, aqueles que gostam de tomar cegamente como parâmetro os resultados corporativos dos últimos anos e projetá-los adiante). Mas não deixa de ser um entretenimento para mim. Acredito que mais uma vez o mercado esteja se ajustando - aí incluo os hedge fund pros também - para mais um seasonal effect historicamente positivo (above-average). Como se sabe...quando a maioria espera um desenlace ele não ocorre. No entanto, não confie em projeções. Nem na minha.

Happy New Year.

3 comentários:

aguia disse...

mestre e amigo:

parabens pelo post.

comecei a elaborar um coment aqui e fui esticando, esticaaaaando (tipo aquelas minhas "planadas" ao sabro da brisa sem nenhuuuma pressa, rsrs) e a coisa foi ficando tão grande que preeguei num poste lá na outra praia.

[ ]ão e bons garimpos em 2.011...digo, 2.009.

aguia disse...

baita rata... ao SABOR da brisa... sorry.

Anônimo disse...

can you email me: mcbratz-girl@hotmail.co.uk, i have some question wanna ask you.thanks