DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 31 de janeiro de 2009

I Surrender, Mr. K!

Algumas grandes empresas yankees sabiamente voltaram atrás em suas decisões de recompra de ações (buybacks). A justificativa é que os staffs tomaram consciência de que a redução do float por pequena margem pouco influencia o price action (clique aqui). Pergunto-me sempre: Por que o mercado continua dando crédito a CEOs/CFOs cujas atitudes sempre envolvem algum grau de dissimulação? Como aficionado de estudos macroeconômicos, minha avaliação é simples: Staffs corporativos receiam destruir valor do acionista (eles, incluídos) ao recomprar suas ações. Estão sendo assombrados pelo fantasma de Mister K. Em invernos (tradicionais) de Kondratieff, equities is the place to stay away from.

Programa de recompra de ações em Pindorama vai naquela linha do Zeca Pagodinhop. "Nunca vi, nunca comi eu só ouço falar". Anuncia-se em letras garrafais que empresa A ou B recomprará X papéis dentro de determinado período de tempo. Vocês já viram o mesmo destaque dado às compras efetivas?...Nem eu. Tenho observado atentamente esse capítulo meio nebuloso das finanças corporativas pindorâmicas e cheguei à conclusão de que é mais um placebo de mercado que efetivamente uma decisão efetiva para criação de valor ao acionista, diferentemente do que ocorre em terras yankees. Por lá existem até portfolios de fundos formados por ações em processo de recompra. E o retorno é consistentemente superior ao do bechmark. Quem tiver estórias fantásticas sobre o assunto pode colaborar...

* Janeiro encerrou-se ontem. E a estratégia observada por mim no início do mês - tr. baixa - revelou-se a mais acertada, aproveitando a atual congestão bem definida do price action. No need to worry, se um dia for um desastre também colocarei essa nota aqui no rodapé. :)

Um comentário:

aguia disse...

qua...

Caro Alex:

tenho uma; tipo velho filme; classica; veridica
estorinha sim; 'para colaborar' (e corroborar
sua inocente insinuacao); e como sempre vou
tentar SINTETIZAR E DESTA VEZ DE VERDADE:

"era uma vez 3 Porquinhos e um Urso mau...
e ai ne, numa certa e previsivel ocasiao, o
Urso - que passou muito tempo hibernando, e
acabara de acordar - (alias, era uma Ursa
gravida) estava tonto de tao esfomeado e aih
Elazona resolveu comer os tais 3 porquinhos:

UM dos porquinhos, para ficar so no exemplo
que voce citou em seu post (a TAL estoria eh
muito mais loooooonga) pos a boca no mundo
dizendo que ia fazer umas RECOMPRAS...etc.

adiantou nadinha, nem o requebro delezinho e
nem os jogos de cintura de um outro que era
um tal de porquinho chamado chapa-branca...

a tal Ursa comeu todos... tudinho; inclusive o
terceiro porquinho -o 'Um Punhado de Gente'-
e este parecia mais um patinho...(The End)".