DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

It Does Not Bode Well For Bulls...


No monthly chart acima fiz duas coisas às quais não estou muito afeito: exibir o último candle ainda "aberto" e indicadores de momentum em timeframes de longo prazo. No primeiro caso, corre-se o risco de que por ocasião do fechamento o candle esteja totalmente modificado. Afinal, imaginem que um hammer já foi um bearish candle. No segundo, de que não exista track record suficiente para aferir a confiabilidade do indicador. Muitas vezes parâmetros que funcionam bem em timeframes menores deixam a desejar nos maiores.


Indicadores vêm sendo mal utilizados e compreendidos por muito tempo em Pindorama, como reiteradamente tenho comentado. E nada parece mudar esse hábito já sedimentado. Esperam que os preços sigam os indicadores e não que estes confirmem aqueles. Essa falsa concepção foi muito empregada nos fóruns que viam uma grande chance de rally quando o Ibovespa estava chegando aos 53k pontos. Na atual conjuntura, o price action mostra uma debilidade rara, não vista nos últimos 20 anos. S&P500 se aproxima dos lows de 2002 (circa 800), bastante sobrevendido. Nessa região esperar-se-ia um snapback rally, o que me parece cada vez mais improvável. Uma interpretação comum do indicador (parente do MACD) mostra aumento do momentum negativo e uma grande divergência negativa (mostrada em rosa), acumulada entre os topos de 2000 e 2007. De maneira geral, a essência fractal dos gráficos permite uma certa homogeneidade na interpretação de padrões de osciladores/indicadores...

2 comentários:

Unknown disse...

Fact,

Já que vc postou um gráfico, permita-me comentá-lo...

Confesso que fiquei assustado, não que eu esteja esperando um rally de alta, muito pelo contrário, com a temporada de divulgação de resultados do 4º trimestre, acho que podemos buscar um fundo, digamos...mais fundo(hehe) que o de Outubro.

Voltando ao que eu tava falando, gosto muito de gráficos, e olhando esse mensal (período no qual eu não estou muito acostumado), vejo a formação de um "topo duplo" ou "M". Olhando mais atentamente, vi que o topo se formou por volta dos 1500 e a base por volta dos 800, logo temos 700 pontos de projeção para baixo, no caso de rompimento do suporte (base), o que jogaria o SP500 na casa dos 100 pontos!!! Acho essa projeção exagerada, mas...isso é AT, ou seja, existe uma probabilidade...

Bem, espero estar errado na projeção, pois acho que em breve verei o SP perder esse suporte...

Abraço

Fact Finder disse...

G., tenho alguma restrição quanto à projeção convencional de target nesse caso. A probabilidade, claro, sempre existe, o que faria a Crise de 29 parecer um passeio no parque. rs Mas prefiro pensar em targets intermediários mais acima...