DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 21 de março de 2009

My Short-Term Bullish Case For...

Uma das decisões acertadas que tomei foi não analisar papéis individuais por aqui. Entre 2/3 e 3/4 deles farão com maior ou menor obediência o que o mercado fará. Vejo de vez em quando um site anunciante no Google Ads que diz analisar 500 ações usando sistemas computacionais. Vixe Maria! Eles têm vida própria? :)

Há coisa de umas duas semanas encontrei dois amigos em um programa de mensagens instantâneas. Lá pelas tantas um deles - que está passeando na Ásia - me perguntou o que andava fazendo na bolsa. Comentei que minha única posição montada dias antes era Telesp PN. Ficou rindo. "Quem diria...Você atrás de dividendos?!" Claro que não. Comentei que em uns dois meses no máximo esperava o papel bater em 51. Lembrei dessa conversa porque vi que foi responsável pela maior alta na carteira do Ibroxespa na sexta, o que não me causou lá muita espécie. Notem que não comprei no breakout em 44. [Das três formas possíveis de entrada essa é justamente a mais arriscada ].

A oportunidade que me foi apresentada pelo technicals não foi pelos fundamentals. Vi "preços-justos" na faixa de 50 a 60 e tal. Um "value investor" tradicional não se interessaria pelo papel por causa da baixa margem de segurança. Um technician tradicional talvez comprasse no rompimento dos 44. E se apavoraria ao ver um engulfing pattern no diário com alto volume dois dias depois. Um "swing trader" somente o faria em continuation patterns, o que não ocorreu ainda. Essa operação quase bateu no meu timestop. O maior inimigo do investidor na bolsa de Pindorama - quando não for ele mesmo - atende pelo nome "custo de oportunidade" na pessoa do CDI.

Em tempo, em março do ano passado me dispus a enviar notas de corretagem (sem os dados pessoais), referentes às operações referenciadas então (clique aqui). Para minha surpresa somente meses depois um (e apenas um) leitor as solicitou! [Para o futuro estou pensando, ainda timidamente, em criar um serviço de acompanhamento de operações em tempo real para um número limitado de interessados. Preciso antes vencer a preguiça. rs A ver.]

3 comentários:

Anônimo disse...

"O maior inimigo do investidor na bolsa de Pindorama - quando não for ele mesmo - atende pelo nome "custo de oportunidade" na pessoa do CDI."
Fact apesar de anonimous....lendo essa frase me recordei que tempos atraz teclei sobre o tal "custo de oportunidade"...e se não enlouqueci vc disse que eu estava errado em usalo quando anlisando mercado bursatil.

saude e paz

Anônimo disse...

[Para o futuro estou pensando, ainda timidamente, em criar um serviço de acompanhamento de operações em tempo real para um número limitado de interessados. Preciso antes vencer a preguiça. rs A ver.]
Fact , acredito que muitos vão torcer para essa preguiça passar rapidinho!!!

saude e paz

Fact Finder disse...

Anônimo, uma pena que a busca do Google no blog não inclua os comentários. Não é de agora que estou curioso para saber o que eu disse s/ o assunto! :)