DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Taking The Bumpy Road At Last

[Esse é o quarto episódio da série iniciada semana passada. Clique aqui quem não viu o último]

Mercados em todos os timeframes se alternam entre a continuidade e descontinuidade, entre a clareza e a confusão. Quanto menor o timeframe mais visíveis são as influências dos fatores emocionais.

O price action de ontem confirmou a island reversal que estava em área indefinida. As setas brancas mostram quão perto o padrão esteve perto da desconfiguração. O breakout acima da ltb deu-se em um breakaway gap*. Vencida a região de maior oferta em 60 min (circa 35-36) o target natural dessa perna é a área em amarelo. A partir daí entram em cena regiões de oferta em timeframes mais longos. E a chance de superá-las dependerá do estado em que os technicals se encontrarem então. Só isso.

Como se vê, technical analysis não é bola de cristal. É em essência uma ferramenta de acompanhamento. Em poucas ocasiões será possível antecipar com segurança o price action do próximo período. E, como dito anteriormente, esse período pode ser bom (não fabuloso). Saber como identificar padrões, separar o que é relevante do que é irrelevante e perceber o comportamento da massa só vem com estudo (sério) e prática perseverantes.

* Especial para o leitor que me perguntou se eu não acreditava em "gaps de fuga". :)

4 comentários:

aguia disse...

qua:

..."separar o que é relevante do que é irrelevante e perceber o comportamento da massa, só vem com estudo (sério) e prática perseverantes."...

comentar o 'Q', K-RAI#*&*%$#???!!!

Anônimo disse...

Fact

Sou fã do seu blog, que acompanho diariamente. Gosto muito das suas análises e sei que elas não são fruto de um curso de AT feito no fim de semana...

Gostaria de ler algum material sobre AT, price action, o sentimento embutido em cada candle... Isto existe em livro? Em sites?

Seria demais pedir pra vc recomendar algum material pra eu começar a estudar o assunto?

Obrigado e parabéns pelo site!


Guilherme

Fact Finder disse...

Guilherme, favor escrever a
finder101@gmail.com para que melhor possa respondê-lo.
[]s

Fact Finder disse...

Amigo Akilino, obrigado pelas gentil referência. Você é um dos responsáveis pela continuidade das besteiras que falo aqui. :)
[]s