DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Words Of Wisdom From A She-Technician

Assisti a uma entrevista de 5 min com Linda Raschke - uma das technicians mais atuantes nos últimos anos - cujo assunto principal era o mercado de ouro. Como não sou operador do nobre metal, prestei mais atenção às idéias genéricas que pudessem ser aplicadas a qualquer mercado. Sintetizaria as falas mais importantes, na minha opinião, conforme seguem:
  • "Honestly I don't think anyboby can predict where markets are gonna go...on the upside or the downside": Havia um famoso guru em Pindorama que dizia, desde 2000, que o Ibroxespa iria a 37 mil. Na época estava ainda entre 8 e 12 mil. Anos depois, quando essa pontuação foi alcançada, fui examinar a performance do clube de investimento do guru. Estava, se não me falha a memória, só levemente acima do benchmark. Como isso é possível? O que tenho visto ao longo dos anos é que os maiores profetas não confiam em suas profecias a ponto de empenhar algum dinheiro próprio;
  • "Follow the technicals. Don't think where it's going to be too far out in the future": Eu mesmo não faço a mínima idéia de onde estaremos daqui a um ano. Só que isso realmente não me interessa. Pessoas quebraram ou dobraram seu patrimônio em tempo inferior a isso. Mercados em geral fornecem 3 ou 4 oportunidades excelentes por ano. E é esse timing que os investidores médios/não-profissionais deveriam perseguir;
  • "In an deflationary we find that the degree of correlations between markets increases... to the downside": Nos últimos meses pudemos ter uma boa amostragem do que Linda comentou. Observou que a obra conhecida de John Murphy foi feita refletindo um ambiente inflacionário. Só para exemplificar...que tal o case atual em que Gold e USD têm apresentado correlação positiva? Eventualmente as relações se restabelecerão.

2 comentários:

Samuel Ramos disse...

"Mercados em geral fornecem 3 ou 4 oportunidades excelentes por ano"

Concordo plenamente, e me dou por satisfeito se conseguir captar apenas uma dessas.
hehehe

Fact Finder disse...

S., se você pegar apenas UMA DESSAS por ano com uma quantia razoável de $, em 10 anos você é um milionário. O grande problema é que a maior parte do tempo tentamos tirar leite de pedra. Gastamos energia e tempo por nada. Isso quando não se perde dinheiro...Ouch!