DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 30 de agosto de 2008

Candlestick Quizz

Os votantes disseram "não" por larga margem (8 a 3). Temo, no entanto, que a maioria o tenha feito por motivos diversos, sem exatamente compreender a abrangência da pergunta. Eliminei a maioria dos sinais gráficos. Mas houve quem procurasse mais dados - maliciosamente omitidos? - para responder à enquete e/ou analisasse uma operação de compra (!?)

Classificação de padrões de candle não depende de linhas de S/R, níveis de acumulação, etc. Conceitualmente um "engolfo de baixa" só aparece em uma uptrend. Não há como pensar em padrão de reversão se não há o que reverter, como no caso acima. Embora o candle mostrado seja bearish, é incorreto se falar em "engolfo" strictu sensu.

15 comentários:

Anônimo disse...

Não vou votar na enquete.
A pergunta é maliciosa.
Tecnicamente, olhando-se apenas o candle indicado e o candle de d-1 é um engolfo de baixa.

Porém, há algumas sutilezas por aí:
- Não fechou abaixo da abertura de d-3
- Não fez uma mínima abaixo de d-1 e d-2
- Não temos o volume para analisar melhor
- É uma região de teórico suporte, pelo visto a algum tempo, pois a linha dos 44,95 vem lá de trás do gráfico, sei la de onde
- Levnado-se em conta a personalidade deste ativo, vemos outros engolfos de baixa até mais violentos, como em janeiro que devolveu a alta de 4 pregões e fez um engolfo de alta no pregão seguinte, antes de arrancar numa alta de curto prazo.
Eu diria que acima da máxima deste "engolfo de baixa", que é também a máxima de d-6, é ponto de compra, porém com um estope técnico mais longo. Compraria no rompimento um lonte menor e acrescentaria na consolidação, seja em d+1 seja alguns dias depois caso rateie na subida.
Diria também que na mínima deste "engolfo de baixa", que é também a mínima de d-4, é ponto de compra com um estope mais curto, do jeito que prefiro, com um estope num fechamento abaixo de d-1, seja qual for.
Mas falta o volume, insisto, para tentar inferir o que houve nestes últimos 7 pregões.
E falta o longo prazo deste ativo também.
Fact, sua pergunta é maliciosa amigo!

Anônimo disse...

- Votei não.
- Justificativa: Acumulação. (Não obstante o fato do Volume ter sido elevado).
- Críticas serão recebidas, na boa.

Timbuka.

Bob disse...

O candle é este mesmo mas não rompeu o suporte portanto ainda não mostrou sua força. Volume e principalmente se romper o low no D + 1 seriam importantes.

Fact Finder disse...

S., os vários aspectos que você levantou são IRRELEVANTES para dizer se estamos diante de um engolfo de baixa ou não. A pergunta não é maliciosa. É só conceitual.

Observe que não pedi uma avaliação de risk-reward do trade. Perguntei se estamos diante de um tradicional padrão de reversão.

Fact Finder disse...

Timbuka, omiti os dados do volume e até o nome do ativo para evitar que o pessoal se perdesse em outras análises. O volume é aspecto IRRELEVANTE para a resposta.

Anônimo disse...

Mestre Alex: parecer padrão, parece... BUT... tá muiiito pertinho de um suporte... entretanto, é!... é sim!!!... craro que é, k´çild's... e sendo assim: VOTO NÃO.
já mudando de assunto, certa vez, coisa ANTIGA TAMBÉM, vi um raio-x duma grávida de um só baby que noutro raio-x, apenas um daysinho-after, tava de gêmeos!!!... como diz o S: "vá entender"...
(agora já pode por a data e o 'resto' do quadro, rsrs).

TRADERIX: meu farol, meu king, etc, etc... mesmo não merecendo a inclusão (coisa que vô6 todos estão carecas de saber, né k-rái?!#$%!&*#), sei não cumpadim... sabe o que é?... quá... sei lá... fiquei indeciso, meio confúcio... preciso pensar... entretanto, córzi que TOPO de cara, pô!!! tipo assim: PÁ...BUF!!!

Mestres S; BOB
(e D+ fellows): e o market, hã?... será que ainda há algum PL querendo surfar no CCCT, uái?... pois haja coração!!!... me disse a Dora q avante a praia das pauladas só tá pra Pro. Tive um grande amigo, o Jônio, gênio: ficou podre de rico em marés brabas (só que o fígado não aguentou e pifou: morreu novo).

( )ão, lááá do fundo do coração, de ôlho nêste tôpão.

Anônimo disse...

Fact sua anta, se ler a 4a. e 5a. linha do meu comentário anterior verá que conceitualmente eu disse que é um engolfo de baixa.

E, pra mim, os aspectos que levantei não são irrelevantes, ora, pois, pois!

Bob disse...

Fact, a questão então é que o tal engolfo ocorre no low de uma perna de baixa e não em topo de uma perna de alta onde seria classicamente um padrão de reversão
Acho!

Bob disse...

Amanhã é setembro, sei lá , mas está cheirando mal.
Vejam DAX e Nasdaq, tocaram nas LTB's principais e não romperam. FTSE perto dos 5700 que seria a resistencia; DJIA e SPX em bela queda e maybe formando triangulos que no caso serviram a´penas para romper para baixo.
Sei não;

Anônimo disse...

concordo com Mr. ICE:

EU TAMBÉM...SEI NÃO!

BUT se não cair 10aba

Anônimo disse...

Dow tá com cara de uma ABC complexa desde o topo.
Estaríamos então na CB, pra cima.
Na lenga-lenga, mas pra cima.
Por enquanto.

Anônimo disse...

finalmente! concordo! sim, meu caríssimo mestre S:

é bull pra riba, BUT, logo em seguida desaba: bulltrap.

hihihi (risadinha do Murphy, o tal cãozinho gosador)

Anônimo disse...

FACT, sempre didádito, repito sempre; e a meu ver a próxima vela será o tal gêmeo e êle será bem feiozinho.

quanto à tal 'histórica reunião do semen do Gema' (que na realidade não foi no Leblon; foi no LEME, bem ali no começinho de Copa, a bacana) quando, eu ausente, but, acompanhando o é vento à distância laaaaá do penhaskim, notei que o "Bruno" não estava sabendo do afair, nem que a tchurminha sabia que êle morava justamente ali no Rio (Laranjeiras), avisei pro Bob ou pra vc, ou sei lá pra quem... e passei o fone dêle ("Quasar"), e um de vô6 ligou pra êle, etc, etc... o resto é estória e já comentei by i-1/2.

flapão.

Bob disse...

Fact, faltou sua conclusão sobre este post

Fact Finder disse...

Bom, com uns dias de atraso, vamos lá:
Descartamos apenas o engolfo. O candle formado é bearish. Por ser comum não temos a princípio informações estatísticas a seu respeito.
Particularmente em caso de engolfo eu liqüidaria a posição no mesmo dia. Como não foi, eu aguardaria a abertura do dia seguinte ou no máximo até o seu fechamento. A complacência com as proximidades de um tweezers bottom ("fundo em pinça") já era ruim, no dia seguinte.