DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Common Sense Breeds Mediocrity

Aquela antiga propaganda de um biscoito dizia que não se sabia se era fresquinho porque vendia mais ou vendia mais porque era fresquinho. Dilema análogo existe nos mercados.

Food for thought: Uma reação do price action a determinada região é medíocre porque é de domínio público ou é de domínio público porque é medíocre?

Vejamos o outro lado da moeda. A queda a partir do topo histórico do Ibovespa foi intensa porque se apresentou totalmente contrária ao senso comum. Polianas achavam que os preços só iriam decolar mesmo depois do investment grade. Technicians compradores inveterados de breakout se estabelecem confortavelmente acima dos 66 k, topo anterior. Fundamentalistas que cultuam o último balanço trimestral não viam motivos para vender. Voilá! Pow!

Amplamente esperada foi a chegada do Ibovespa aos 53 k, único suporte visível. À medida que a região se aproxima, grande parte do mercado começa a se articular. Posições defensivas são desmontadas, etc. e tal. Locadores de papéis começam a recomprar. O sentimento de mal-estar e rebordosa ainda são reinantes, no entanto. O price action ainda é errático porque qualquer ganho é rapidamente realizado ("I am winner!!"). Muitos perdem dinheiro ao achar que "agora vai". E se perdem em ativos com movimentos quase aleatórios de um dia para o outro. Comprar um fundo é bem mais complicado que vender um topo. É provável que a partir dessa região no Ibovespa saia alguma oportunidade de compra para timeframes curtos. Mas a própria grande previsibilidade da subida acaba com a possibilidade de que se crie momentum significativo.

11 comentários:

Bob disse...

Fact, pode ser 57, 59 sei lá mas com este volume longe não vai mesmo

Fact Finder disse...

Sem dúvida...mas deve ir, mesmo sem volume. Há grande pavor dos especialistas no ar. hehe
(http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1273513&path=/investimentos/)

J. Gambogi disse...

Recorde de compras líquidas de pessoas físicas tanto diretamente na bolsa (via trading) como via aplicações líquidas nos fundos mútuos aconteceu em JUNHO de 2008.

No trading as PF começaram a comprar somente a partir de nov/07 (believe it or not) e foi aumentando até o recorde em junho. Julho também foi positivo e agosto tendendo a 0 (zero).

Pull back em curso para dissipar a condição hiper oversold nos semanais e depois é madeeeeeira novamente até que as PF joguem a toalha.

Do lado dos fundamentos, 35% do Pib chinês provem de exportações (quase 30% de importações). Com EUA, Japão e Europa entre forte desaceleração / recessão, China aterrisará, quiçá não seja hard, mas vai afetar muito as commodities.

ROE das cias brasileiras muito acima da média, em torno de 17,5% aa, insustentável no longo prazo.

Quando o vento é forte, até peru voa. Esse foi o nosso Brasil e tem gente que ainda acredita que os tempos são outros. Fomos no vácuo apenas. Pouco mudou em Pindorama.

KB

Anônimo disse...

hã?!...o sumido e saudoso Mestre KB?... kiBÃO, pô!

mais uma de suas Panorâmicas impecaveis do MFI e seus Sentimentos idem... em especial o do inevitavel arrazante efeito dominó no repousar, digo, no pousar de ré da terra de Confúcio, já na razante..

k do penhaskim, eterno otimista, rezo para que o repeteco da tsú de 29 seja mais suave, após os eVENTOais indefectiveis puns 100 bala das atuais ondinhas atraindo surfistas PF (ora, putz...nem MADEEEEEIIIRA cai em linha reta, né, uái).

BUT, só discordo, do porquinho, na sua frase final, embora radicalmente concordando, craro (rsrs), e até plagiando o mafioso Marquês de Lampedusa, primo do 'S'... pois áxu que: 'mudou tudo para ficar tudo como estava'.

felicidades, meu fidalgo... e com receio que você se constranja e desapareça dinooovo, nem vou falar da minha enorrrrrme alegria de vê-lo somar pérolas porrraqui again!... e nem que, com isto, ganhei o dia e... nem os tais etcs de sempre, course!!!

um puta bração, seu Azurrense de M....(#$%¨&*#!).

Anônimo disse...

Mestre Fact:

...sôbre a confiabilidade de e'ventu'ais pulbequis, sem a pressão da grana, minha sábia vó, em seu irretocavel português castiço, já dizia: "óiakí mininus: si ó6 num cumê muito prá formá muiiito gáis, né... depois si num tivé preção num 'sai' quasi nada purqué 100 gáis us peidim é tudo frakim".

( ) ão.

Anônimo disse...

ah, sim, Alex... e já chovendo no molhado: sôbre seu coment (10) about o atual Momento da Bofesta...nadinha a acrescentar!!!... então me apague, k´çild's.

(BUT, não se esqueça de depositar minha "mesada").

Fact Finder disse...

1. Aguia, subidas s/ VOL ocorrem por falta de vendedores. "Summer doldrums" nos EUA ainda é outro fator agravante.

2. KB, onde você coleta o saldo de PFs na bolsa? algum link web ou newsletter de bastidor? Mas falta muito ainda para PFs jogarem a toalha...

Samuel Ramos disse...

Fact, a participação dos investors é divulgada no sítio da bovespa. Só que eles só anunciam a posição D-2 ou D-3, não lembro agora, é preciso depois tabular isso aí.

E os PF´s não largaram o osso MESMO, aliás, estão acumulando na mesma proporção que gringos saem.

Quanto ao repico, bom, ficou quase 3 meses caindo, nada mais natural que fique pelo menos um subindo.

Sds
Samuel

Fact Finder disse...

Samuel, tks. Suspeitei que fosse lá mesmo. Mas a info s/ fundos mútuos acho que não tem...sei lá.
Sobre o repique: O pessoal que supostamente vive de análises está mais apavorado que os leigos. :D

J. Gambogi disse...

Sim, coleto na bovespa. Fundos mútuos na Anbid. Mas o trading é mais informativo (como indicador de sentimento) do que o fluxo nos fundos. Tenho uma teoria para isso, mas é apenas uma teoria.

Sabia que, após o dado ser tratado estatiscamente, verifica-se que a correlação (linear) entre movimentação das PF e oscilação mensal do Bovespa foi de -79% nos últimos 2,5 anos???

Correlação negativa, ou seja, entram bolsa cai no mesmo mês, saem e bolsa sobe no mesmo mês.

Inacreditável!

Outro dia observei naquele site que virou creche de noviços (aquele que a gente frequentava) que um dos energúmenos disse orgulhosamente que as PF sustentaram bravamente as saídas dos estrangeiros. Isso é que é deseducação!!!!

Bottomline: enquanto as PF não entrarem em pânico a tendência de baixa de médio prazo não irá se esgotar, pois a entrada deles foi RECORDE.

KB

Fact Finder disse...

KB, mutatis mutandis, podemos aplicar os "time-tested sentiment indicators" ao mercado de Pindorama ou a qq outro em que existam preços livremente negociados. E o resultado deve ser igualmente satisfatório.

Um modelo desenvolvido a partir dos dados da Anbid se assemelham talvez a um monitoramento dos fluxos dos Fundos Rydex. E a participação das PFs na bolsa seria uma espécie de AAII Survey.

O dono da creche merece uma reportagem no "Programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios". Entrepreneur admirável. rs