DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 24 de agosto de 2008

Put Your Money Where Your Mouth Is

Responda rápido: qual é o líder da série C do Campeonato Brasileiro de futebol? Não sabe? E quantos ganhadores houve no último concurso da Mega-Sena? Não lembra? Natural. O cérebro retém as informações relevantes e descarta as demais.

Uma outra pergunta: qual o empenho que um analista mostrará se menos que 5% de seu patrimônio pessoal está vinculado àquele ativo? Um, dois ou três por cento é relevante? Curioso como o fato dos analistas não participarem com parte significativa de seus patrimônios pessoais é visto como condição necessária de lisura e imparcialidade na análise e não como ingrediente subliminar de omissão e desleixo. À medida que mais newsletters orientam-se a prazos de investimento mais curtos, não deixa de ser um contra-senso. Essa discussão deveria ser reaberta pela CVM.

Alguém poderia me perguntar: "Mas, Fact, se o camarada possui grandes posições de seu patrimônio ele não pode assumir a outra ponta da recomendação dele?" Pode, mas deveria deixar isso oficialmente registrado perante a CVM. E, na terceira vez, que isso ocorresse teria, p. ex., um processo administrativo aberto para apuração de responsabilidades. Razoável, não? Como o sujeito faz 3 recomendações de compra em três épocas diferentes e dias depois vende essas ações de seu potfolio pessoal? Essa sistemática seria bem mais eficiente que a atual.

Pensei em escrever sobre esse assunto quando há uma semana vi uma newsletter de top picks do mês da Corretora Paulista "Sonabo" (nome fantasia). Depois de um selloff horrendo de Petrobrás e de um rally (compreensivo) dos ativos do setor elétrico, o analista recomendou o quê? Bingo! Venda de PETR PN e compra de CMIG PN. Só pude imaginar que o aprendiz de Livermore realmente não tem mais de 5% seus na reta. A dor do dinheiro perdido é o maior dos nossos professores. Dias depois, o inevitável ocorreu: papéis de elétricas cederam e as de energia se recuperaram. A newsletter, mais uma vez, irá "performar" pior que o Ibovespa esse mês. E la nave va...

15 comentários:

Samuel Ramos disse...

Nem sei qual é a corretora, mas a julgar pelo nome (Sonabo), imagino que tenham muitas filiais por aí.
hehe

Fact Finder disse...

Rapaz, esse mercado de newsletters e top picks será importante para o bottom-line dessas corretoras quando os volumes começarem a secar e os giros dos clientes diminuir. :)

Anônimo disse...

Aqui para nós, alguém que confie em recomendação de uma corretora chamada Só NABO, merece é SENTAR.

Fact Finder disse...

Por feliz coincidência há pouco li o post de hoje do Ritzhold. Um dos artigos nos apresenta um questionário que pode ser adaptado aqui aos gurus dos "top picks".

A pergunta 6 está negritada porque é justamente o questionamento do meu post. Se o próprio cara não põe o dele na reta, caia fora.
-------------
A good list for those of you who delegate your investing to an outside adviser.

Consider asking these questions of your advisor during your quarterly and/or 2008 year-end review:

1. What were your adviser's expectations for the stock market's returns in 2008 and how did these expectations compare to the actual results?

2. How did your investment performance compare to that of the major indices? In what areas did you outperform, and in what areas did you underperform -- and why?

3. What was your adviser's economic and credit expectations, and how did these expectations compare to the actual events? Where and why were his assumptions wrong?

4. Did your adviser change his strategy as economic and financial events changed? If he didn't, why not?

5. Did you experience outsized individual stock or large specific industry or sector share price losses? Did your adviser institute a discipline to stop losses, or were your losses allowed to compound? Did your adviser "double down" on poor investments?

6. ASK YOUR ADVISER WHETHER HE "EATS HIS OWN COOKING" -- THAT IS, DID HE INVEST ALONG WITH YOU IN THE SAME INVESTMENTS, AND ARE BOTH OF YOUR INTERESTS ALIGNED?


Source: The Big Picture, post de hoje.

Samuel Ramos disse...

Fact, estive na semana que passou conversando com um diretor de corretora, e ele estava particularmente preocupado com a queda no giro dos clientes.

O que comentei com ele é que se eles não começarem a levar a sério esse negócio de top picks, com o mercado ladeira abaixo não vai ter outra: nego volta prá renda fixa e pro "aconselhamento" com gerente de banco, não tem outra.

Fact Finder disse...

O dinheiro estava muito fácil, Samuel. Tinha corretora recebendo 200 clientes novos/dia. O atendimento estava caótico e, nos dias críticos, era inexistente. Servidores de rede sub-dimensionados. Ainda veremos inevitavelmente uma grande consolidação nesse mercado de HBs...

Anônimo disse...

já tem corretora com a carteira semanal, daqui a pouco vão inventar a
carteira do dia

a propósit, parabens pelo blog, é uma leitura imperdível para mim
MArcus Maia

Anônimo disse...

Boa Fact!

E tem coisa pior ... só para citar uma: George Soros comprando Petrobrás.

Como se as operações dele fossem de domínio público com pangarés até mesmo indicando link para validar a informação, huahuahua

Esse tal de Soros deve operar mal pra caramba pois vendeu o Brasil e alardeou ao mundo, através da mídia nacional e internacional, no segundo semestre de 2002 e em 2003 também.

E agora compra Petrobrás, 6 anos depois.

Deve ser um coitado, huahuahua.

Anônimo disse...

Vou passar a usar este Bolg como mais um indicador para ser levado a serio.
Quase incrivel e ainda mais se a gente relembrar as analises do titular do Blog e os comentarios das duas ultimas semanas que eu estava atentamente relendo na minha folga ontem por um motivo muito especial.
Acontece que segui os elefantes hahaha comprando umas quirelas na terça feira cedo e vendendo no final do pregao de quinta feira inspirado no que inferi da soma dos assuntos tratados aqui. Nao que eu seja um ingenuo e teleguiado e sabia muito bem que poderia ter dado tudo errado.
Entretanto se ficar sabendo que os senhores usam turbante e um certa bola de mesa eu nao me surpreenderia. Pareceu-me algo próximo a bruxaria, vendo como desandou o mercado nos Estados unidos apos aquele descompasso de sexta feira com o nosso e o que aconteceu hoje nas duas praças.
Longe de mim a intençao de ofensa mas cheguei a me lembrar ate de Dante, naquele dialogo em que o escritor descreve o celebre pacto de sua obra-prima. Com todo o rspeito hahaha.
Enfim, obrigado e nao se preocupem porque sei que pode ate ter sido pura sorte minha e isto nunca mais se repetir.
E por favor desculpem estas brincadeiras.

Anônimo disse...

Senhor smarca.
Pelo que já ouvi falar dele, eu creio que o Sr. Soros ao por ali 80% do seu fundo nao devia estar sabendo que o lulla e a turma dele vao fazer de tudo para esvasiar a Petrobras, criando a estatal do pre sal, para dar mais peixes sem ensinar o povo nam a pescar e nem a pensar.
Certamente se ele ainda nao sabe vai vender tudo ao saber, ainda mais quando souber tambem que seriam necessarios de seiscentos a oitocentos bilhoes para tirar do fundo do mar esta riqueza que o pt ja quer começar a distribuir, fazendo pior que o Sr. Chaves e na contramao de outros paises que prudentemente a usam como poupança.

Anônimo disse...

Me perdoem dar PALPITE em conversa de gente grande.

Eh que com esta novidade que mais parece uma privatização branca de Contratos vigentes, mesmo sendo da Uniao o petróleo das aguas profundas do Pre-Sal, por ser um Recurso Natural, iremos afugentar os cada vez mais ariscos Grandes Investidores deste Setor e podera entao ocorrer de ser a propria Petro, controlada que eh pelo governo, quem tera que locar uma boa parte, ou todos os investimentos, diretos e indiretos necessarios.

E e ir assim, se esvasiando cada vez mais.

Esta hipotese seria rizivel, eu sei, nao fosse a poderosa ala retrogada do PT ainda hoje inconformada com a privatizaçao da Vale e com o atual nivel de democratizaçao do Capital da propria Petrobras.

Prometi ficar calado ao vir aqui e hoje nao resisti.

Anônimo disse...

É, o Sr. Soros deve ser um coitado mesmo. Não sabe de nada e acompanha nossos jornais tupiniquins para ter informações.

Gente! Please!

Alô, alô ... planeta Terra chamando!

Lafayette disse...

Vamos ver, Fact, se eu fiz ou não fiz merda.

Tenho disponibilidades em caixa pra serem aplicadas. Decidi não aumentar a posição em vale ainda, porque acho que ela ainda vai queimar com essa notícia do aumento dos royalties sobre minério.

Por ora, vou ter que comprar outra coisa e RF.

Fact Finder disse...

Em contraposição ao Toque de Midas, o governo Mula criou o "Toque de Merdas": Tudo em que toca vira merda.

Anônimo disse...

pô Mister Smarca, be quiet my friend!!!

let me fish minhas sardinhas, k-rái!

( )ão, Soros.