DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 2 de agosto de 2008

Some Sector Rotation Analysis

A disparada das commodities e a crise nem tão recente no mercado de CDOs subprime condenaram o setor bancário de Pindorama a um papel meio secundário. Isso pode estar perto do fim.

A downtrendline, bem definida, iniciou-se no primeiro trimestre de 2006. Está representada pela linha branca no chart indexado (ADR de Bradesco/ETF Brazil) mostrado acima. Nesse caso o gráfico relativo requer cuidado na interpretação. Se visto sob uma perspectiva de bear market sugere que o setor bancário pode resistir melhor às intempéries que os demais setores. Esse fato seria confirmado por um breakout da linha de tendência.

13 comentários:

Bob disse...

XLF parece ter feito um fundo em 15/07, estava contando como final de uma onda impulsiva(1 ou 3)o que poderia animar o mercado a fazer um pullback, BUT...
vamos ver

Anônimo disse...

Dá para perceber claramente que o senhor não tem nenhum tipo de vinculação e ou interêsses, diretos e indiretos, com entidades do mercado e que deve ser um daqueles solitários players, talvez até um jurássico Pro, que além de serem sérios e competentes estudiosos, sentem prazer em dividir talento com alguns competentes amigos de Taboleiro.
Parabens pela seriedade de seu Blog; para mim, que venho lendo a si e aos seus correspondentes já a algum tempo, um cristal, autêntico e lapidado. Um verdadeirto achado na semi-esteril planície das Análises dos vários sites especializados, alguns com interêsses discutiveis, e, pior ainda, da gritante maioria dos quase sempre cooptados comentaristas econômicos, satelizados em tôrno de interêsses dos poderosos grandes players profs. e das grandes coorporações do Sistema. Tenho procurado, em vão, certamente devido à evidente falta de volume atual, no caso dos metais, por Charts e Análises Técnicas do mercado local de commodities, principalmente de Café e Ouro e gostaria de saber ser possivel ver algo a respeito em seu Blog, caso o Sr. acompanhe e analise também êstes mercados. Tenho a impressão de que, a exemplo do que sempre ocorreu no passado, à medida que esfriem mais ainda os já agora menos febris interêsses especulativos por Ações, como provàvelmente acontecerá dada à fragilidade da maioria das mais significativas Bolsas mundiais, hoje às sombras do fantasma de uma estagflação nos EUA, haverá maior liquidez em tais operações. Principalmente no defensivo e paupavel mercado de ouro, tanto no Spot a vista, quanto na BM&F. Leio, aventualmente, alguns sites específicos de análises e observações sôbre o mercado financeiro em geral, local e internacional; e com toda sinceridade, me surpreendi e muito agradavelmente, com a qualidade e a objetividade ímpares, de seu Blog e com sua saudavel fixação na inquestionavel verdade que os gráficos expressam, tanto quanto, no fato de que podem ainda, senão mostrar caminhos em bola de cristal, ao menos podem sim, ao atento, paciente e incansavel observador, alertar para as obviedades de eventuais maus atalhos e pedras ou, on the other hand, de, sugerir, senão óbvios, certamentes prudentes, bons desvios.
Como não tenho conheciementos e nem qualificação suficientes para fazer comentários aos niveis dos que aqui se fazem, me reservarei, lògicamente, a tão sòmente seguir lendo-o e assim me ilustrando. Postarei aqui apenas eventualmente e sempre, como agora, tão sòmente para solicitar algo, se me permitir beber desta fonte, e por isto, desde já lhe agradeço. Cordialmente.

Fact Finder disse...

O aprendiz é pequeno. Mas o comentário é grande. rs

Aprendiz,
1. a esmagadora maioria dos profissionais de mercado financeiro não ganha dinheiro operando. Seus ganhos vêm de comissões, taxas de performance, venda de cursos, de serviços online, etc. e tal. Alguns ganham só um salário mensal e quando muito uma participação de 6 em 6 meses, se a instituição financeira for de porte.
A conclusão óbvia é que nunca precisarão estudar o mercado e sim técnica de vendas. O lado "bola de cristal" da AT só floresce depois de anos e milhares de horas de estudo. Às vezes não floresce nunca. Pois essa atividade não é científica. Há um forte componente de arte nele.
2. Não vejo com otimismo o mercado de ouro em Pindorama. As altas taxas de juros reais praticadas há décadas inibe o crescimento desse mercado. Enquanto o controle inflacionário se der via política monetária é improvável que tenhamos liqüidez em futuros de ouro. Outra coisa, Wall St. fornece um arcabouço de produtos financeiros muito mais desenvolvido que o nosso. Por isso, improvável que estrangeiros operem esse mercado aqui.

Anônimo disse...

Me sinto lisonjeado por merecer sua cortez e didática resposta. Seu conteúdo objetivo e sintético, mas esmeradamente pedagógico, revela, como eu disse, um competente estudioso e um Pro, de Professor, nato, lecione ou não. Retiro o jurássico, only a joke, me perdoe. Ao citar os grandes players profs. referi-me aos mega ícones Profissionais, como os Livermore do passado e os Soros e os Buffett de hoje e aos nefastos predadores, aliás a maioria, como os muitos Nahas e alguns diretores de Fundos e donos de Bancos e Corretoras. Pessoas estas cujas balas fazem diferença num pregão. Quanto à liquidez dos metais aqui, creio que poderá melhorar quando houver medo na Bolsa, ou pânico, como já ocorreu n vezes no passado. Daí meu interêsse e de alguns amigos, também insipientes, em, preventivamente, localizar charts com indicadores mais sofisticados, e análises sérias, no que lhe peço ajuda.

Sua resposta, repito, me deixou honrado e grato.

Anônimo disse...

mestre Fact:
Descão, lá na Nyse, retrospectiva de 2 anos, parece strong no Weekly prometendo reversão no recentíssimo candelabro semanal Eight To Ten New Price High (quando 'bateram' no ativo com forte volume); e ainda briga, por cima, para não entrar no tunel MA50//MA200... tio Willy; StochRSI e MACD atraentes.
On the other hand, no Daily... sei não... pra mim, por ora, no CCCP tá weakly, tipo canto de galinha de angola: já atravessou o tal tunel e agora briga para voltar acima da MA200, talvez apenas para paralelizar pôrrrali alguns dias, num empate de fôrças ... áxu.

Anônimo disse...

IceBOB:
XLF áxu que só alavanca com muita bala e se não colocarem muito mais fermento$ neste bôlo... sei lá.

Anônimo disse...

Brincando de esconde-esconde em seu comentário ... morri de rir!

Dow subiu com volume até 23/7 e talvez esteja zigzagueando desde então, com menor volume. Podemos supor que esteja ainda acumulando para um repique altista de % nada desprezível. Nota-se também que os topos de 11/10/07 e 2+19/5/08 e os fundos de 22/1/08 e 15/7/08 perfazem um canal de baixa de MP. O S$P500, obviamente, com a mesma configuração.

O Ibovespa respeitando o fundo estabelecido em arredondados 56415 pontos e reagindo nada mal. Caso contrário iria beliscar os 53000 pontos rapidinho antes de nova tentativa de reação.

Vamos simplificar: no Ibovespa existe uma LTB que vem sendo respeitada desde seu TH em 29/5. Qualquer coisa abaixo dela significa risco do mais alto grau.

Esconde-esconde, hehehe ...

Anônimo disse...

'Senhor' Aprendiz:

O ouro, como investimento no mercado físico (Spot, barras de 250g), pelo menos no BB e no Safra, tinha liquidez instantânea (spreads normais 'na compra e na venda', of course...), com a diferença de que o Safra não cobrava pela custódia do metal.
Para especular na BMF - abomino Têrmos (rios sinuosos de 'margens' perigosas) - há as Opções (liquidez zero agora), jôgo de alto risco de micar, MAS... pode-se exercer a Compra, dentro do período, junto ao financiador... "no momento em que desejar".
um bom Site para commodities: advfn.com.br

Boa Sorte.

PS ao mestre "S":
tava digitando e vi vc entrar... pôrrrrrra Carcamano... fiquei na berlinda, pois pareceu o mesmo ao Fact... quem será a peça?... até eu pensei que era eu.

quanto ao market, sem dúvida, WS pisando em ovos...

Fact Finder disse...

1. Aguia, deixei um caveat no meu post. Lê lá, pô! rs Para mostra força relativa um rompimento da LTB é essencial. Outra coisa: não disse que podia subir comentei que sendo assim mostraria um money flow para o setor.
2. S. e Bobo, quando um some o outro aparece. hehe
3. Aprendiz, not to worry. Quando e se começarmos a ver um aumento na propaganda de mercado de ouro é hora de dar uma olhada. :)
4. Aguia, esse spread no ouro spot está na mão de umas pouquíssimas instituições. Nesse caso, seriam mais ou menos um tipo de "market-makers" sem lei. Perigoso pacas...

Fact Finder disse...

Ops! Typo horrível! Onde se lê: "Bobo", leia-se: "Bob". :)

Anônimo disse...

Perdoa não Bob!!!#&*#*%... êle fez de propósito!!!

flap, um BAITA CONCILIADOR do tipo de paz e amôôôr.

Bob disse...

Stos acionados, nada mais a dizer.

Anônimo disse...

BOB:
faltou o "p" de Putz & de Pôrrra...