DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bond Market Shrugging Off Mr. Paulson's Move

O otimismo do mercado com uma recuperação econômica no curto prazo não durou mais que um dia depois do anúncio da intervenção do Tesouro Yankee em Fannie e Freddie. O fechamento de ontem nos Yields de 10 anos deu-se levemente acima da importante região de oferta (vide linha amarela). Mas a abertura de hoje revelou-se muito bearish, devolvendo até mais que os ganhos de ontem. Ouch!

Economics 101: a diminuição verificada nos yields significa um aumento nos valores negociados dos Treasuries no mercado secundário. Quanto menor o yield, mais próximo fica o valor negociado do seu "valor de face". Reflexo tipicamente defensivo dos players.

7 comentários:

Samuel Ramos disse...

Eu esperava que os bondholders largassem o osso nos treasuries e corressem pros agency bonds, pois afinal agora eles, OFICIALMENTE, são do governo. E não é que o yield dos treasuries caiu? Prá ver como sou tacanho!

Pro Tesouro é bom sinal, afinal, não tá faltando pagão prá financiar os atuais déficits (incluindo o bailout em FRE e FNM e também os que virão).

O governo yankee tá salvando todo mundo porque os estrangeiros estão aceitando salvar o governo.

Mas, até quando?
hehehe

Anônimo disse...

a êste propósito, o Post do KB lá no Blogão (e os coments de uma certa baleia que vou trasladar pra k), um sôbre a estorinha da "coisa" e o outro about a "passada da bolas" de tio Alan para Tio Ben e a precariedade da solução de "estatizar" o complexo hipotecário dos gigantes), cai aki tipo luva:

lá vai a primeira:

"...mais um filme antigo, velha reprise, mestre KB... que traduzindo espremido o script, tipo assim no sintético ( ou 'no popular'... dá na mesma) resta só restos de uma velha estória, com a escória de sempre:

o govêrno gringo cria um Orgão em 1.938 para injetar grana no setor de hipotecas e consequente apôio ao diversificado setor da indústria da construção civil (rápida geração de emprêgos etc); que na década de 40/50 já é uma Agência e na de 60 já tem gente grande de ôlho no apetitoso filé desossadinho e lindiu, tudo OK... e daí se privatiza o complexo em 1.968, Fannie à frente de k e lá no Govêrno sei não (...não gente, o Motta não... isso, foi aqui, nas teles), pois o Lyndon Jonhson, eterno ernesto, administrava sua queda de cabelos e popularidade oriundas do afair Vietnã criado por JFK e Mr. Mac Na Marra; guerra muiiiiita, grana idem injetada aos tubos no enorme e complexo parque industrial-militar... tudo OK e muiiiiitas facilidades, grana barata tipo o nosso BNDES: e o tempo, como sempre passa, foi passando e como todo filme de terror, no the end deu no que deu nas tais mortages (nome sugestivo, pô), com a ganância up e os prêços das casas alavancados láááá no espaço; e daí?... ôps!... bôlha a vista [...vista grossa de Alan que passa a bola para alguém Ben cego, digo bem cego que agora quer ver Henry Paulson de beque no Tezouro, trocando ambos (nem sei se o Buxi palpita, deve 'boiar'), os titulares Muddinho da engraçada Mae e Syron da pesadelo Freddie por interventores reservas do govêrno (já no aquecimento) e não mais sentados no "banco" (oficial)... com b minúscula?... quá, tanto faz, tudo fed... são 5 Tri ameaçados, 14 já perdidos, mesmo com os 168 (isso aí é Bi)pôrrrrrrora 'injetados'); bôlha esta que só não viu a turma do Ben... a do Mal viu, C lembra?]... nóis míseros mortais, além de reles latinos e míopes de dar dó, já coretávamos a tal bolhona em 2004...

quá, Fa Z U Q né uái?"

Anônimo disse...

agora vou LÁ v se áxu a segunda...

Anônimo disse...

Mestre FACT: axei... sei que o Post de Mestre KB que originou tal segundo coment, dentro do mesmo tema, vc já leu lá na praiona e repriso aqui meu coment por se encaixar, mis um panfleto amigo, neste seu "Poste".

lá vai:

"Instigante êste seu Issue (aliás como os D +)... e com tal nivel de informes sôbre o quadro econômico-financeiro mundial, justamente onde mais importa observá-lo, no atual momento pré-tsunâmico do MFI;
a não acrescentar quase nada, pois que impecaveis e irretocaveis as suas observações; acresceria, apenas, que:

Para mim, a história vai se repetir again, repassando mais uma reprise de velhos e manjados filmes... e o inexoravel arrombamento do dique que ora já vasa, é irreversivel. Medidas paliativas, já que as preventivas não foram tomadas pelos mesmos Agentes Oficiais num passado recente, poderão apenas (e a um custo altíssimo) adiar o processo já em curso.


Todo o processo de 'salvamento' ora desencadeado nesta UTI, pelo Tezouro e pelo FED dos EUA, para RÉ-ESTATIZAR as duas gigantes das hipotecas, inicialmente substituindo seus CEOs (um já saiu) por 'Gente da Casa', assim como as D+ polpudas injeçõe$ de ânimo, tanto nelas quanto em outras instituições financeiras gringas, apenas estancará (se), "por algum tempo", o (ou a ) Tsú... e o Big Bear que já acorda de sua recente looooonga, muito longa, hibernação.

Não creio que tais açodadas e como sempre tardias medida$ governamentai$, CURATIVAS, mesmo que do país da maior economia do mundo (ora na corda bamba entre a recessão e a inflação), consigam mais que "retardar" a incipiente deterioração que já contaminou todo o MFI e penso que a raposa Fediana, o ex-todo-poderoso Greenspan (Sir Alan), quando dono da bola, as teria tomado PREVENTIVAMENTE (e com bem menos grana), caso acreditasse êle numa eficácia realmente "salvadora"... ora, o fizesse e agora, a barra limpa, seria eternizado como gênio financeiro, não é mesmo?... e tem mais: para quem previu a bolha 'exuberante' da Nasdaq, seria canja prever esta das Houses (que até nós aqui óh, dêste tamaninho e de tão looonge, pressentimos desde 2004)... BUT, passou a bola para o Bernanke sem aplicar nenhum antídoto, por Q?

Tipo Pilatos, creio que o Lord sabia que seria duvidoso o result e Ponciamente lavou as mãos... e veja que àquela época talvez se evitasse que a pequena rachadura se transformasse no baita bueiro atual que Mr. Bernanke tenta tapar por cima... só que me parece que o tal buraco é, repito: Ben mais embaixo e BEM MAIOR e acresça-se a isso o fato histórico de sempre sairem, junto com os ratos, coisas outras, idem fétidas, de tais vasões.

desculpe-me pela exuberância de meu optimismo.

rsrs e 1 flap amigo".

Fact Finder disse...

1. Samuel, como costumam dizer: déficits não são importantes. O problema é quando começarem a querer o $ de volta ao mesmo tempo. :)

2. Aguia, todo FED Chairman carrega sua maldição. Volcker e Greenspan tiveram a sua. Agora é a vez de Bernanke.

Lafayette disse...

Fact, nada a ver com o post. Hoje foi dia de compras. Fertilizantes Heringer, Helbor e Sadia.

Tô fazendo minha parte! Se os fundamentalistas não comprarem, ninguém compra, daí não cai, certo?? hehehe

Fact Finder disse...

Laffa, os technicians precisam dos fundamentalists. Pelo menos eu preciso. :D