DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

It Pays To Read "Markets By Fact Finder"

Hoje a Sadia chocou o mercado ao divulgar fato relevante revelando perdas de R$760M em operações financeiras. Para se ter idéia da magnitude do montante, no primeiro semestre/08 a empresa obteve $334M de lucro líquido consolidado.

No item 2 do comunicado a Diretoria apresenta como álibi "a alta volatilidade da cotação da moeda norte-americana, que ocorreu muito rapidamente". Essa justificativa nos sugere um grande despreparo do Departamento Financeiro, inconcebível em empresa desse porte. A postagem A Major Turning Point Ahead é do início de agosto. Tivessem lido o comentário, teriam poupado o financial think tank da Sadia desse vexame.

10 comentários:

Samuel Ramos disse...

Te contar, faltando um grupo de research adequado em muita empresa grande.

Onde é que esses caras aprendem a fazer hedge prá perder 760M?

É demais para mim.

Anônimo disse...

A coisa parece ter ido além do Hedge, afinal se fosse hedge deveria estar limitada aos valores de produção e a perda ia aparecer somente nos balanços.
A nota da Sadia diz que "os limites" foram descumpridos, agora a questão é saber se houve queda de produção excepcional, ou se houve abuso na especulação.
Se o problema for queda excepcional na produção(o que a nota nega) o prejuízo ainda será maior, porém se houve abuso no "hedge" cabeças deverão rolar.
E apoio a decisão de contratar o Fact Finder para Diretor Financeiro urgentemente.
E é pra ficar alerta com outros que costumam esticar demais suas posições de hedge, tendo mais lucro no mercado que na atividade principal.

[]'s Gandalf

Samuel Ramos disse...

Não tinha lido a nota.

Parece que extrapolaram margens, então, o que também mostra que o gerenciamento de risco não estava sendo monitorado pela diretoria.

Se foi isso, é demissão sumária para os envolvidos.

Com sorte, eles acabam trabalhando em alguma grande corretora fornecendo recomendações por aí.
hehehe

Gustavo disse...

hahahahah

O comentario na nota eh hilario!!

Tipo, a crise foi seria entao a gente se fu....

A nota foi quase tao ruim quanto o controle de risco. So faltou uma reclamacao de que foi tudo muito rapido e a culpa eh dos mercados que ficam se comportando dessa maneira irresponsavel!!

hahahhaha

abs

Fact Finder disse...

1. Leia o item 1 da Nota assinada pelo Diretor de (Des)controladoria, Samuel. A operação extrapolou o hedge. E, em última análise, ora, ia contra a sustentabilidade dos negócios da atividade fim da Sadia. Essa é a explicação para a natureza da alavancagem no sentido oposto. Um escárnio com o acionista.

2. Gustavo, tô achando que contrataram o Kerviel, ex-trader do Société Générale, para montar essa operação. hehehe

Samuel Ramos disse...

Ficou claro que os "hedgers" estavam brincando de hedge fund com a empresa.

Absolutamente ridículo terem deixado isso acontecer.

Agora, prá recuperar os 760M vão ter que vender MUITO frango, heinhô.

Anônimo disse...

Apontaram o culpado, olhe a nota:
A SADIA S.A. ("Companhia") vem a público comunicar que, nesta data,
o Conselho de Administração deliberou destituir o Sr. Adriano Lima Ferreira do cargo de Diretor de Finanças e Desenvolvimento Corporativo da Companhia...
Agora vamos convir que a empresa dava uma liberdade significativa ao diretor, pra permitir queimar um ano de lucro, apenas em especulação...
Gustavo, hoje esses 30% de queda muito foram por essa comunicação.
Samuel, é 1 ano de muito frango, congelado, salchicha... :)
Fact Finder, agora que o cargo está aberto, espero que olhem sua postagem sobre o dólar.

[]'s

Anônimo disse...

Mestre Fact:

ou então: a sadia não é tão sadia assim.

a very good weekend for U

Anônimo disse...

Um ponto pra você. Dessa vez o mercado (apenas talvez) tenha se antecipado aos fundamentos. Não houvesse essa, o papel valia 18 gritando.

Mas nunca vamos saber se o mercado descontou a merda futura, ou se jazia ignorante à merda e ao valor potencial da empresa...

Bom - agora vale uns 15. Double or nothing?

Anônimo disse...

E o pior é que não foi só a Sadia.

A Aracruz também, ainda na sexta.

E a Votorantim idem, tudo bem, é meio dona da Aracruz.

E a Perdigão idem.

Todas na sexta passada, no mesmo dia, com diretorias, conselhos e acionistas diferentes pelo mesmo motivo: enrosco cambial. Incrível!

Finalmente, complementando, parece que todas as empresas da Carteira
Teórica do Ibovespa (não acompanho ações que não fazem parte dela), com apenas um único dia de atraso, hoje, parece que sucumbiram também ao famigerado "enrosco cambial".

Nunca vi tamanha coincidência em minha vida!

Hehehe.