DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vale CEO Or Texas Hold'em Player?

"O mercado transoceânico de matérias-primas continua muito bom", a frase é do principal executivo da Vale.

Acima segue o WEAKly chart do Baltic Dry Index, que reflete uma média nas cotações de fretes de navios graneleiros, adequados para o transporte de carvão, minério e cargas afins. Cuidado com os jogadores de poker. Enfim: Charts Never Lie.
Update: Com o fito de ser um pouco menos enigmático, digo o seguinte: A partir de julho último, o transporte marítimo intercontinental de minérios, carvão e afins deve ter passado a ser feito em jangadas.

10 comentários:

Samuel Ramos disse...

Que nada, a situação está tão boa que eles ainda querem aumentar os preços do minério.
hehehe

Anônimo disse...

FACT:

não é atoa que 'certos' mestres dizem que $TRAN é uma lanterna... LÁ, na Matriz...

tava pescando e nem vi o market Hoje... mando o meu povin vender GLD, or NOT?

ARGH.

Fact Finder disse...

No CP acredito em pequeno upside. No MP uma provável consolidação. Ou seja, tudo depende do timespan pretendido na operação.
Nesse mercado que temos aí eu só venderia em um dia de selloff intenso do GLD mostrando que a dinâminca do mercado se alterou.

Anônimo disse...

thank's FACT, só queria sua confirmação da Ação.


coment p/ um certo casal de gringos de Maryland:

...e aí, meu caro cientista geo-físico & wife,

agora vô 6 já acreditam no velho pópis aqui???


kiçistunina.

Lafayette disse...

Bom, bom. O preço do frete caiu. Cadê a notícia ruim nisso?

Pô Fact, tem hora que eu não te entendo.

Fact Finder disse...

Laffa, por certo você acredita que os armadores (comerciantes) fazem caridade. Derrubam a níveis vis os preços dos fretes quando o "mercado transoceânico de matérias -primas está muito bom".
Bueno, já vi que vou ter que ser direto: O mercado de transporte de minério está una mierda! Ou porque a China deu cano, ou porque as siderúrgicas revisaram bruscamente a produção de aço, ou qualquer outra coisa. Ou tudo junto. O que menos me interessa é o motivo! :D
Cuidado com o excesso de cartesianismo em renda variável...O mundo não é um polinômio.

Anônimo disse...

quá... lembrei-me da velha Lei da Procura e da Oferta (ou vice-versa , tanto faz, desde que não seja o nosso Vice a lencar, digo, a versar):

se a demanda diminui, aumenta-se o prêço de oferta ou diminui-se?

vale até para as bolsas [Vale não (ela se recusa a informar de seus Hedges, coisa pouco Sadia)... nem bolsetas].

argh again.

Bob disse...

"Siderúrgicas da China dão calote em contratos de minério." Os exportadores da índia alertaram que a demanda das siderúrgicas da China caiu acentuadamente no último mês e que os compradores estão deixando de pagar contratos com fornecedores. A VALE deve tomar muito cuidado... Há relatos de que está havendo acúmulo de carvão nos portos do leste da China...

Gustavo disse...

Fact,

muito bacana esse grafico...

Impressionande a queda nos precos dos fretes maritimos. Com certeza nao deve ser sinal de muita forca ou mercado tao firme quando dizem.

abs

Lafayette disse...

Fact, que o frete foi pra fossa abissal eu entendi, e que o mercado transoceânico está uma sheiBe também, e que o CEO falou besteira, idem...

só não vi problema algum nisso, hehe. Valeu pela resposta mesmo assim, seu ponto no post era outro.