DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

2008: A Tragedy In 10 Steps

Posso dizer que chegamos a um ano de "blogagem". Aos novos leitores preparei um resumé das postagens (avaliações de cenários) que considero importantes e se mostraram acertadas, menos de 15 dias depois de feitas. São mensagens alertando sutilmente para a alta probabilidade da ocorrência de pontos de inflexão no price action em 2008:

1. Você acreditou que os mercados iriam degringolar na metade de janeiro/08? Eu não.

2. No final de fevereiro ficou claro que o momento era de profit-taking e montagem de estratégias menos bullish principalmente para os swing traders. Confira o que aconteceu depois.

3. Você observou em março de 2008 que os mercados acionários estavam começando a puxar o freio-de-mão desde o ano passado ou estava acreditando naqueles 80 e poucos mil pontos da banca estrangeira para o final do ano?

4. O desfazimento do yen carry-trade - apontado por mim em abril - começava a mostrar a rápida percepção de piora nos fundamentos macroeconômicos em Wall St.

5. Você acreditou naquele "Conto do Vigário" chamado Investment Grade? E a partir de então os fundos de pensão yankees iriam entrar "pesado" em Pindorama? hehehe

6. Meu caro leitor, você é habitué do Info Monkey, cuja equipe gosta de entrevistar a créme-de-la-créme dos grafistas de Pindorama? Aposto que V.Sa. foi vítima da "realização saudável" aos 66k pontos do Ibroxespa, né? (14/05/08)

7. A tendência estupidamente parabólica no longo prazo e a extrema histeria que tomou conta do mercado de Crude Oil me deixou com a convicção de que um major blow-off era iminente. Analistas já falando em US$200/barril...Deu no que deu. (30/06/08)

8. No início de agosto achei engraçada a manada de grafistas que enxergavam divergências positivas a rodo e viam que viria um grande rally a partir dos 53k. Claramente mostravam uma visão míope para o momentum bearish. Resultado: o price action vazou a região e nunca mais olhou pra cima.

9. No meio de agosto já era nítido o padrão de "lower lows-lower highs" nos emerging markets (EMs), o que caracteriza um bear market. Mas a manada ainda estava anestesiada pelos anos infindáveis de alta (15/08/2008).

10. Nem a débaclê das commodities fez Diretores de companhias abertas, regiamente pagos, desembarcarem de posições vendidas (e até alavancadas) em dólar americano. Bom, por falta de aviso não foi...

9 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisando KB pelo Google, cheguei a seu blog.
E ele está, junto com o TIB, cadastrado entre os meus favoritos.
Mais que isso. São leituras obrigatórias!
Obrigado pela oportunidade que nos dá ao repartir seus conhecimentos e feelings.
Abraço,
Carlos Magno

Samuel Ramos disse...

Excelente, Fact.

Parabéns pelo 'aniversário'.

Seu trabalho aqui é, como diria o Pres. Marolinhas, 'felomenal'.
;P

Sds!

aguia disse...

'Bom, por falta de aviso não foi.'

...fechou com chave de ouro; BUT, quanto ao seu niver - não adianta "antecipar", tentando uma de joãozinho sem braço - e já "pegou" o Samuel: no dia 09, de 02, do 09, você vai ter que pagar a cerva; ah vai, vai sim, FINDER!!!

é como diz o Carlos 'Magnânimamente' (+ 15: já faturei 30 só nele hoje until now aguarde):
LEITURA OBRIGATÓRIA, OF COURSE!!! além, de impecavel; incontestavel; inigualavel e... "IMPAGAVEL" (ôps, but o meu é pagavel=60).

[ ]ÃO, CARA BÃO; E A CADA DIA, MELHOR!

aguia disse...

o 'SUTILMENTE', preferi comentar a parte:

tava outro dia na beira do Rio que passa lááá em baixo do Penhaskim; e - eis que de repente - saiu da mata uma Anta; e - idem sutilmente - passou rente a mim:

PÔIZÉ... BUT, SE ME ATROPELA, TINHA ME MATADO!!!

Anônimo disse...

Aguia,
você vai me quebrar deste jeito!
Risos
Abraço,
Carlos Magno

Fact Finder disse...

Tks, folks. Nao sei como chegou quase a um ano esse negócio pq dá um trabalho da porra... :)

aguia disse...

e queria moleza?... reclama não e deixe de biquinho que foi fááácil e divertido; tipo carregar piano subindo escadas de 10 (ou mais) lances: é só ajeitar o bicho nas costas e simplesmente encarar os degraus, pô.

canjíssima, meu...

aguia disse...

bração MAGNO (pegue o n° da c/c, c/ o Fact)

Anônimo disse...

"Muitos de nós preferem correr o risco de um acidente a ler as instruções"
Esse espaço cumpre se não em todos os posts, em quase totalidade, o impagavel como diz alguem por ai papel de ajudar os "navegantes" do mar revolto a achar um norte.
Fact Finder
Parabens pelo espaço.

saude e paz