DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 17 de março de 2009

Price, Price, Price!

Tenho um amigo technician, autor de boas análises usando S, R e linhas de tendência. Mas percebo que sobrestima a importância do volume. Para ele, qualquer breakout com giro menor que uma média seguida por ele é suficiente para deixar-lhe inerte. Certamente que volume é um fator relevante, mas a variável principal para a AT é preço! Já vi movimentos expressivos em uma direção com volume esmirrado e, em uma época, cheguei a apostar várias vezes contra tendências assim. Perdi em quase todas.

O intróito encaixa-se na avaliação de hoje. Apesar do volume abaixo da média, boa parte do selloff de ontem foi negado. É o suficiente para deixar uma perspectiva neutra no curto prazo. Muitas vezes movimentos iniciados sem volume representam o primeiro passo de um blowoff (clímax de compra). Movimento no qual compradores pouco a pouco são chamados para dentro do mercado porque apesar do volume pequeno não cai. Quando os últimos céticos se transformam em entusiastas, em meio a volumes crescentes, a tendência parabólica está muito madura e pronta para terminar, abruptamente.

Só para citar o mercado seguido ultimamente, iShares Brazil teve suas mínimas em 36 hoje, a faixa que citei ser de maior oferta. Pelo princípio da polaridade, resistências viram suportes, e vice-versa. Em teoria a área em amarelo assinalada ontem é de oferta. Mas na prática o seu giro financeiro não foi alto, o que tira boa parte de seu potencial bearish. O CRB Index - o mais usado para commodities - encontrou piso firme em 200, testado várias vezes, diariamente (vide setas). Apostar contra uma nova perna de alta em formação não me parece bom negócio. Reafirmo que o nível de preços mais importante (pivotal point) das últimas semanas é a região de 40 no ETF Brazil (clique aqui).

Nota: Agradeço aos participantes da enquete. À exceção dos acessos do Rio de Janeiro, o resultado foi o esperado. Sampa é realmente a capital da bolsa no país. Já os leitores do Rio parece que não são muito chegados a uma pesquisa de opinião (rs). Deveriam responder "disparado" pelo segundo lugar no número de acessos. Não ocorreu.

3 comentários:

Anônimo disse...

FACT with Bias bullish...AFFFF

Marcio disse...

Nice, MAN... very nice!

Abs ^v^

Fact Finder disse...

1. Abaixo de 40 (EWZ), não estou exatamente bullish. Apenas me faltam argumentos para continuar bearish. :)

2. Tks, SG!