DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 10 de março de 2008

The Linear Mind

A motivação do post de hoje teve origem em um episódio ocorrido há umas horas. Um amigo pelo telefone me perguntou: "Como fechou Petrobrás?" Respondi: "Caiu quase 1,9%." Eis que retrucou: "Nossa. E o barril subiu. Imagine se tivesse caído!" Formidável como nosso cérebro tem essa necessidade de criar um ambiente lógico, linear. Talvez por isso a categoria profissional mais presente nos mercado acionário seja a de engenheiros (e eu, um deles). Mas com o passar do tempo, descobrem que 50% das vezes a decisão mais lógica foi a errada. E o bom profissional, uma vez prodígio na faculdade, orgulhoso de sua mente linear, sente-se impotente diante diante de um mercado que está além de suas forças. Os mais orgulhosos mudam o foco e juram que só comprarão ações para o longo prazo (até hoje nunca me disseram se isso são 1, 5 ou 10 anos). Vejamos outros casos de raciocínio linear: "Ué, o balanço de Vale foi espetacular. Por que caiu?" Newsletters de bancos e corretoras estão repletas de extrapolações lineares. Os exemplos abundam. Mas nesses dias há um que se destaca: "O Ibovespa está forte. Imagine quando Wall Street encontrar o fundo e começar a subir!" Oh, boy...

A lógica correta é a do mercado, concordem ou não. E uma minoria irá compreendê-la. 80% dos players criam condições para que 20% ganhem. No curto prazo os mercados são zero-sum games. Desconfie sempre de conclusões óbvias.* Provavelmente estão erradas.

* Os players lineares são os maiores responsáveis pelos fakeouts (falsos rompimentos) nos charts.

2 comentários:

Scarassatti disse...

Ainda bem que você não citou a teoria do mercado eficiente ;-)
Li em um livro que pode-se fazer qualquer análise em sua casa no final de semana, mas quando são 10:01 h e o pregão abriu provavelmente sua adrenalina vai tomar o espaço de sua mente "preparada", isso tem lógica :D.
Preciso tentar aproveitar e morder um pedaço deste bolo de chocolate a ficar preocupado com quem o fêz e se tem gordura trans.

Fact Finder disse...

A preparação "pós-pregão" te deixa menos propenso à adrenalina do dia seguinte. Daí porque é fundamental. Mas se sua entrada na posição foi incorreta não há análise que a diminua. rs
Abs.