DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Pairs Trading - The Follow-Up

Aproveitando uma resposta do Prof. Lafayette ao post "How about some pairs trading?" e talvez um certo mal-entendido pairando no ar, resolvi voltar ao assunto. A análise diz respeito somente ao spread existente entre BRKM5 (long) e PETR4 (short). Qualquer interpretação lato sensu além disso corre por conta do leitor. rs E a grande vantagem do trading de pares é que, via de regra, não está vinculado à direção que o mercado geral irá tomar. Desde quinta-feira, mostrou-se acertado, pois o spread até agora caminhou a favor. Convém deixar claro que não se trata de uma sugestão de operação. Meu objetivo é deixar registrado que, mesmo em condições adversas, é possível tirar dinheiro do mercado sem se submeter a riscos intensos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pô Fact, vc se diverte pq meu nome do google é prof. Lafayette, né :-)

Bom, no meu caso, estou +petr4 +brkm5. E só queria que a ressaca dos eua fosse maior...

Anônimo disse...

Aliás, Fact, nada a ver com o post. Acabei de ler no blog do Nassif um comentário do Greenspan:

"
Respeitando a antiga tradição de que diversificação representa redução de risco, os computadores trabalham com imensos volumes de dados históricos em busca de correlações negativas entre os preços dos ativos negociáveis, correlações que poderiam ajudar a isolar as carteiras de investimentos contra as oscilações mais amplas da economia. Mas quando esses preços de ativos, em lugar de compensarem os movimentos uns dos outros, despencaram em uníssono, em 9 de agosto do ano passado, surgiram prejuízos imensos em virtualmente todas as classes de ativos de risco.
"

Pra mim, ele pode ser livremente traduzido como: joguem o livro do Nofsinger no lixo!

Lafayette, em sua cruzada para matar o Nofsinger.

Fact Finder disse...

Interessante o comentário...imagine o seguinte: vamos dizer que os big players dos mercados procurem diversificar nos mesmos ativos dos mesmos mercados. Diminuíram o risco? Não ou, pelo menos, não no grau que esperavam. A diversificação como meio de diminuição do risco específico tem suas premissas! Nesses casos, quando a posição começa a fazer água, o desmonte dela não pode ser feito sem prejuízos ou, no mínimo, um slippage considerável.

Fact Finder disse...

Falando em Greenspan...acabei de encomendar o "Greenspan's Bubbles", lançamento da McGraw-Hill, de Sheehan e Fleckenstein. :)

Fact Finder disse...

Lafa, aproveitando o tema...está percebendo como sua diversificação (+brkm+petr) está surtindo o efeito esperado? Não seria melhor ter ficado só comprado em BRKM ou só vendido em PETR?