DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

An Omen: Silence Runs Deep

Uma coisa observei desde que os mercados emergentes (Ibroxespa incluído) migraram para o sul. O tema não mereceu manchete principal de nenhum dos jornais de maior circulação do país. Não deixa de ser intrigante observar que a maior queda (em R$) em linha reta desde o início do bull market em 2002 foi recebida com desdém pela mídia. Para a maioria dos investidores pode parecer mais um sinal de que as coisas não são tão ruins quanto parecem.

Encontro uma explicação para a letargia da mídia de Pindorama. A queda atual tem sido menos intensa que as anteriores. Ou se preferirem...não atingiu os níveis de volatilidade (argh!) intensos. Uma queda de 9% do Ibroxespa vira manchete. Mas 3 seguidas de 3%, provavelmente não. Os teóricos da finanças comportamentais reformaram essa idéia e a divulgam como se fosse um conceito original. Não é.

Os investidores, via de regra, ficam mais chocados com minicrashes du jour que com baixas suaves consistentes. Qualquer semelhança com a estória do sapo em cozimento não terá sido mera coincidência. Baixas sem extremos de volatilidades denotam movimentos conscientes dos players do mercado. Não dão origem a knee-jerk reactions que os swing traders adoram. Para piorar a situação, balanços trimestrais e price action nunca estão em sincronia, o que confunde ainda mais os investidores e é explorado malandramente pelas corretoras. Percebem-se sinais típicos de bear market no price action dos ativos. Isso fica pra outro dia, meus caros. Time is up.

4 comentários:

Samuel Ramos disse...

Bueno, não quero estabelecer uma regra, mas no caso atual a retração no crescimentos dos resultados apresentados nos balanços está em plena sincronia com o price action rumo sul.

É como ensinou o Graham, investidor que olhar hoje o PL pode achar que tá tudo barato (deve vir daí o wishfull thinking de que 'logo recupera' hehe), mas antes precisa entender prá onde está indo o L dessa equação.

Fact Finder disse...

Samuel, refletir fielmente a que me refiro significa preços caindo junto com lucros trimestrais. Preços em queda diante de diminuição na velocidade de crescimento dos lucros é algo que continua sendo algo incompreensível para a maioria. O tal "discounting mechanism" inerente ao mercado de ações foge ao nosso mundo cartesiano! :)

Fact Finder disse...

A propósito...hoje o mercado ficou desnorteado com o rollover do DJIA. Não houve um motivo flagrante. E disseram até que os louros iriam para uma operação coreana montada para salvar o Lehman Bros. que micou. Aff...

Samuel Ramos disse...

Essa ouvi num filme que assisti recentemente, Semi Pro, o nome do dito (uma comédia bem besta, mas muito boa):

It's just like the Titanic, but it's full of bears!

hehehehe